A ALEGRIA COMUNITÁRIA
- Dia do Repórter
Como está seu relacionamento na comunidade religiosa em que participa? Você tem alegria nas amizade que desenvolve na sua comunidade? Não é possível você ignorar os desafios em ser uma pessoa conhecida dentro de algum grupo. As simpatias e antipatias são próprias do ser humano em uma comunidade, mesmo religiosa, elas se manifestam.
Outro dia alguém me falou que tem 3 vidas. Uma era a própria vida dela. A outra vida que ela disse que tinha consistia na vida que as pessoas à sua volta investigavam, acompanhavam como alguma novela. Agora a terceira vida que ela descobrira que tinha, era aquela que as pessoas inventavam para ela. Diziam que ela fazia o que não era feitio dela, diziam o que ela não nem havia falado e interpretavam o que ela sentia sem conhece-la. E essa situação tirava-lhe a alegria de viver em comunidade.
O limite entre a notícia e a fofoca é mesmo muito fina. Notícia é informação confiável. Fofoca é informação não confiável. A fofoca não é notícia! Desde a antiguidade a revelação bíblica já afirmava que a pessoa maligna vive provocando contendas, assim como o difamador, que consegue separar os maiores amigos.[1] Há pessoas que tem prazer em provar que o bem, a amizade e o amor não existem.
Na espiritualidade cristã a mentira, a difamação é identificada como agressão ao próximo e ferimento ao Espirito Santo que dá unidade espiritual, de cada um com os outros e com Deus Pai. Trata-se de pecado contra o próprio Deus. A fofoca, a difamação destrói a alegria que é, justamente um dos sintomas do Reino dos Céus, pois reflete a justiça e a paz[2] que chega ao coração humano pela fé de Cristo Jesus. Questões simples como a comida, bebida, e qualquer outro tema são utilizados para criar a discórdia.
Quanta mentira precisa ser tratada com reverência diante do próximo e de Deus.[3]A alegria que se baseia na fantasia, na mentira é passageira, mesmo dentro de qualquer comunidade. Por isso você, eu, cada pessoa que segue a Jesus ressurreto precisa falar a verdade um com o outro em amor. Esse desafio é próprio do Reino de Deus. É precisamos vive-la!
- Resposta a pergunta: Como encarar as notícias e a alegria dentro da comunidade religiosa cristã?
- Tarefa para Hoje: Você precisa atentar na sua influencia nas notícias e alegrias onde quer que você conviva.
[1] Provérbios 16:27-28 O homem ímpio cava o mal, e nos seus lábios há como que uma fogueira. O homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos
[2] Romanos 14:17-18 “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.“Romanos 14:16 „Aquilo que é bom para vós não se torne motivo de maledicência. Porquanto o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo..“
[3] Mateus 18:15-17 „Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
Faça o download da Mensagem aqui
Podcast: Play in new window | Download