MUNDO E REINO: AS ORDENS NA EXISTÊNCIA

MUNDO E REINO: AS ORDENS NA EXISTÊNCIA

Quando foi que alguém arrumou suas coisas e deixou uma tremenda bagunça? Quem arrumou suas coisas disse que elas estavam uma grande confusão. Você disse a ela que aquela bagunça era, na verdade, a sua ordem. Você sabia onde estavam seus objetos. Para ela sua arrumação na verdade não parecia ter ordem. E aí a discussão perdeu o rumo, perdeu a ordem. Rsrsrs

Cada um de nós tem uma maneira muito particular de colocar ordem na vida. Colocar ordem é também estabelecer graus de importância, de necessidade seja em objetos, eventos e até pessoas.  A decoração de qualquer ambiente revela a ordem de quem arrumou os moveis, cadeiras, poltronas, lugar  tv, tapete e quadros.  Por isso, ao entrar em uma casa você percebe como a dona da casa decora arruma e coloca sua ordem interna na arrumação da casa.

A criação expressa uma ordem na natureza. A vida desenvolve-se dentro de caraterísticas próprias. Jacarés, crocodilos, lagartixas podem ter alguma semelhança, mas tem uma ordem definida. As árvores podem ter diversos tons de verde ou tantas outras cores. A ordem não elimina a diversidade. Isso é fantástico.

No entanto desfazer a ordem divina é expressar outro caráter sobrenatural.  Quando, na espiritualidade cristã, você encontra a palavra “mundo”, verá que um dos sentidos dela expressa uma outra ordem, de importância e experiências relacionais. O mundo não é exatamente o que acontece fora da esfera religiosa, fora da igreja. O mundo é o que expressa os valores, os objetivos, completamente diferentes daqueles dado por Deus Pai de Cristo Jesus ao ser humano e a natureza.[1]

O critério de certo e errado refletem a ordem do Reino ou a ordem do mundo. Isso é mais do que o mero “certo e errado”. O “certo e errado” no mundo é completamente diferente do “certo e errado no Reino”. Somente quem se relaciona com Deus pela fé de Cristo Jesus pode perceber, conhecer e até viver a ordem divina, a ordem do Reino de Deus.[2] E só pode ver o Reino de Deus quem conhece a Deus pela fé de Cristo Jesus.[3] Sem essa condição o que impera é a ordem do mundo dentro do coração humano.

  • Resposta a pergunta: O que a ordem, a decoração de um ambiente revela?
  • Tarefa para Hoje: A ordem divina nos relacionamentos reflete a santidade divina, o amor gracioso de Cristo., Fora disso é o mundo!

[1] 1 João 2:15-17 “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”.

[2] Colossenses 2:5 Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.

[3] João 3:3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Faça o download da Mensagem aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?