CORRESPONDÊNCIA DIVINAMENTE HUMANA

CORRESPONDÊNCIA DIVINAMENTE HUMANA
  • Dia do Carteiro
  • Dia dos Correios e Telégrafos no Brasil (criação)

Quando foi que você recebeu sua última carta de algum conhecido? Agora com as redes sociais e facilidades da internet a carta escrita manual ou digitada, com abordagem pessoal. Vem em um envelope selado. Isso não deixa de ser interessante nessa nossa época de grande rapidez. A carta leva muito, mas muito mais tempo para ser enviada e  outro tanto para receber resposta do mesmo modo. Você escreve, envelopa, leva ao correio, sela. Espera mais de uma semana para receber a resposta pelo mesmo caminho. Tem gente que redescobrindo o valor desse tipo de comunicação.

Esse assunto lembra que a bíblia sagrada, o novo testamento que contém o Evangelho de Jesus consiste em sua quase totalidade de cartas escritas. Pescadores, cobrador de impostos, médico, e um ex-fariseu convertido foram os escritores. Essas cartas foram selecionadas para compor o Novo Testamento. Esse processo se chamou de “Desenvolvimento do cânone do Novo Testamento”.

O Evangelho de Lucas, o livro de atos[1], as cartas do apóstolo João, Judas (não aquele Judas que traiu Jesus, é claro) e as cartas do apóstolo Paulo foram endereçadas ás comunidades cristãs para esclarecer as dúvidas e problemas surgidos nas igrejas do primeiro século a respeito das implicações do conhecimento de Deus pela fé de Cristo Jesus. Como a fé se relacionava com a vida cotidiana, os problemas humanos e a ação divina.

Note como não houve nada de mágico na composição do Novo Testamento. Não foram escrituras que desceram misticamente do céu, mas foram registros da vida cristã no primeiro século. Jesus mesmo não escreveu nenhum dos livros. Por essa razão a fé no Deus e Pai revelados por Cristo Jesus é uma decisão pessoal. Trata-se de uma fé que surge do ouvir a pregação de Cristo Jesus[2]. A leitura, a explicação dessas Escrituras, confirmadas pelo Espirito Santo de Deus no Espírito Humano produz a vida cristã em pecadores que experimentam o perdão e reconciliação com Deus Pai. Parece simples, não é? Pois é exatamente desse modo simples que Deus Pai chega ao seu coração, através de Cristo Jesus, á sua mente e ao seu espírito com seu amor, santidade, justiça e alegria. Releia a bíblia sob esta perspectiva.

  • Esta mensagem responde á pergunta: Como as cartas fazem parte da comunicação do Evangelho de Cristo Jesus?
  • Tarefa para hoje: Para a devida compreensão das cartas do Evangelho também exigem que você entenda as circunstancias e propósitos pelas quais foram escritas. Assim perceberá como o ser humano é fundamental para a comunicação das boas novas divinas.

[1] Lucas e atos. Veja Lucas 1:1-3 e Atos 1:1-2 Paulo informa no início de cada uma de suas cartas os objetivos e a quem se destinava a carta . Preste atenção aos primeiros versículos de cada um dos livros no Novo Testamento.

[2]  Romanos 10:17 “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”

Faça o download da Mensagem aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?