QUEM FICA, MUDA!
- Dia do Astronauta
- Dia do Fico[1]
Você está mesmo pensando seriamente em separar-se de outra pessoa? A outra pessoa lhe pede para ficar. Cada um sabe as implicações seja do rompimento seja da permanência.
Na história do Brasil temos o Dia do “Fico”. Quando o príncipe regente D. Pedro de Alcântara recebeu a petição com oito mil assinaturas solicitando que ficasse no Brasil e não retornasse a Portugal respondeu assim: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”.
Claro que na sua vida também já houve momento em que você disse: “Fico”. Você sabe muito bem que ficar implica em planejar e realizar mudanças. Não é possível somente ficar do mesmo modo, com os mesmos pensamentos, planos. Há mudanças para que esse “ficar” se torne um motivo de libertação e harmonia para cada um dos envolvidos. Quem pediu e para quem fica.
Quem fica precisa mudar. Essas mudanças não são fáceis. Quando uma viúva resolveu ficar com a sogra precisou assumir outra nacionalidade, outras tradições.[2] Quando muitos seguidores decidiram deixar a Jesus, ele perguntou quem desejava aproveitar e ir-se embora. Então alguns disseram: Nós ficamos. Quando Moisés pediu a Deus que não abandonasse aquele povo rebelde, maldizente e até idolatra o próprio Deus disse “Fico”.[3] Depois que Maria contou a José que estava grávida e ele pensou em ir embora mas acabou dizendo “fico”.[4] E por fim Jesus ressurreto, depois de explicar a escrituras para dois discípulos desanimados fez menção de seguir seu caminho, mas eles lhe pediram para continuar com eles e ele respondeu “fico”[5]
Para qualquer casal, para qualquer aliança entre pessoas ficarem no relacionamento não é possível uma atitude passiva. Não! E preciso assumir a corresponsabilidade pelas mudanças, pelas correções juntos. Não é possível que duas pessoas caminhem juntas sem que haja entre elas um acordo. Nada nessa vida é automático entre seres humanos. Por isso sua vida de comunhão com Deus pela fé de Cristo Jesus não se resume a cultivar hábitos religiosos, atividades místicas. É preciso conhecer a Deus e ajustar-se a Ele como Ele se ajusta a você. Quando você entende essa realidade da vida com Cristo Jesus então sabe que pode chamar e viver com Deus como seu Pai.
- Esta mensagem responde á pergunta: Por qual razão quem fica precisa mudar?
- Tarefa para hoje: Pare agora e avalie as implicações de ficar no relacionamento que tem e verifique o que você precisa mudar na maneira de pensar e agir.
[1] Rei D. Pedro I decide ficar no Brasil recusando se a voltar para Portugal 1822)
[2] Rute 1:16,17^”Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
[3] Êxodo 33:17 “Então disse o Senhor a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome.”
[4] Mateus 1:24 E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
[5] Lucas 24:29,30 “E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu.”
Faça o download da Mensagem aqui
Podcast: Play in new window | Download