CUIDADOS COM QUEM TEM CIUMES
- Dia Nacional do Fotógrafo/ Fotografia
- Dia Mundial Dia da Alfabetização
Você tem algum relacionamento com quem tem ciúme? Então precisa prestar muita atenção. Oitenta e dois por cento dos feminicídios no distrito federal, Brasília, são motivados pelo ciúme.[1] Antigamente esse tipo de crime era atenuado levando em conta o descontrole do enciumado e ainda justificando o crime. Hoje essa atenuante não tem mais tanto peso nos vereditos.
Se você tem consciência do ciúme excessivo do seu parceiro, pergunte-se se você realmente ama a pessoa. Se a resposta for sim, e você quer que essa relação dê certo, você terá que ter muita paciência, e aos poucos ir ganhando a confiança para mudar a situação. Você precisa manter a calma e saber que a mudança não será do dia para a noite. Para cada mudança que você fizer deverá ocorrer contrapartida de quem tem o ciúme. Apenas ceder não ajuda. Recentemente vi o testemunho de uma mulher que apesar de ceder ás exigências de um namorado ciumento enfrentou a tentativa de assassinato quando decidiu não obedecer a última. Ele está preso e ela toda cheia de cicatrizes. Aceitar significa não brigar ou discutir sobre isso com o seu namorado. É claro que isso exigirá a fixação de limites tanto para você como para o outro. Nisso a comunicação é decisiva. O ciumento precisa saber-se valorizado, mas sem adoração. Mantenha comunicação frequente mostrando que está se divertindo, mas pensando nela.
O amor nunca, nunca é justificativa para o ciúme. O ciumento ou ciumenta quer o poder sobre o outro, sobre os pensamentos, interesse, tempo, afeto. Deseja assumir praticamente o lugar de um deus na relação que tem com outro ser humano. Assim, não aceita a recusa, exige submissão absoluta. Esta condição já é expressão de um comportamento doentio.
Você sabia que Moisés deu instrução de como um marido ciumento devia ser tratado? Está registrado na bíblia no livro de Números capítulo 5, do verso 12 a 31.[2] Note o componente espiritual tratado diante de Deus e do sacerdote. Hoje você não pode ignorar a dimensão espiritual, dos pensamentos que envolvem o ciumento. Assim terapias, tratamentos não podem deixar de fora o componente espiritual. Será que você precisa de maiores esclarecimentos a respeito? Esta situação exige cuidado. E para terminar o relacionamento com o ciumento é preciso ajuda e orientação de terceiros, da família. Preste atenção!
- Esta mensagem responde á pergunta: Você tem preparo para relacionar-se com quem não tem controle sobre o próprio ciúme?
- Tarefa para hoje: Não minimize esse problema com quem você ama. Procure compreender o que envolve esse assunto, a pessoa e as implicações espirituais.
[1] https://g1.globo.com › distrito-federal › noticia › 2019/03/21 ›
[2] Números 5:12-31 : Os israelitas vagaram pelo deserto durante quarenta anos, antes de entrar em Canaã, “a terra prometida”. O nome do livro se deriva dos censos promovidos durante esse tempo no deserto.
Faça o download da Mensagem aqui
Podcast: Play in new window | Download