O INTERESSE PELOS POBRES É REAL?

O INTERESSE PELOS POBRES É REAL?
  • Dia Nacional da Ópera
  • Dia Nacional do Ministério Público
  • Dia Nacional de Combate à Pobreza
  • Dia Nacional do Engenheiro de Pesca

Quando aquela mulher, chamada Maria despejou um perfume e óleo aromático sobre os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos, um dos discípulos, Judas Iscariotes, que mais tarde iria traí-lo criticou  a moça:”-Por que este desperdício de perfume?  5Ele poderia ser vendido por trezentos denários, e o dinheiro ser dado aos pobres”. Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado”.  Faço uma pausa nessa narrativa para fazer essa conta: Com o salário mínimo a novecentos e noventa e oito reais, divindo por 30  dias, isso dá trinta e três reais por dia. Um denário correspondia ao salário de um dia de trabalho, vezes trezentos denários aquele perfume custava pelo menos nove mil e novecentos reais em dinheiro de hoje, no Brasil. Já pensou? Isso é muito dinheiro. Judas Iscariotes lamentou aquele perfume gasto com os pés de Jesus e o cabelo daquela mulher. Quanto será que não caiu no chão? Agora, retornando a narrativa: Respondeu Jesus: “Deixe-a em paz; que o guarde para o dia do meu sepultamento. Pois os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão”.[1].

Judas me lembra bem  os diferentes regimes econômicos, políticos e sociais que em nome dos pobres oprimem a todos distribuindo muito  a uns poucos. De cada regime político existente em nosso planeta a pobreza continua depois de dois mil anos de história. Assim Jesus identificou uma idosa viúva que por amor a Deus Pai deu uma moeda, todo o seu sustento como oferta. Ela deu mais do que os que deram mais. Como Maria fez. Quando religiosos fazem longas orações em troca de dinheiro orientam-se pelo mesmo espirito de Judas Iscariotes.

Utilizar os pobres ou as orações para ter lucro pessoal é uma ação que escandaliza os pequeninos de Cristo Jesus[2]. Por isso você e eu, cada um de nós precisa prestar atenção para não utilizar os pobres como um motivo para roubar para si o que é dado na realidade para Deus Pai. Lembremos que Deus Pai tem especial cuidado com  os pobres. Cuidemos deles sim, mas  com discernimento com a coragem que vem de um coração alinhado com Deus e não com o dinheiro.

•          Esta mensagem responde á pergunta: Por que os pobres continuam testemunhando a falência humana?

•          Tarefa para hoje: Fique atento ao seu próprio coração ao ajudar os pobres para nõ negligenciar a pessoa bendita de Cristo Jesus.


[1] João 12:3-8  Essa passagem é narrada em Marcos 14 e Mateus 16. Com menos detalhes.

[2] Lucas 17:1-3 “Então Jesus declarou aos seus discípulos: “É inevitável que fatos ocorram que levem o povo a tropeçar na fé, mas ai da pessoa por meio de quem vêm os escândalos! Seria melhor que tal pessoa fosse atirada ao mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço, do que induzir um destes pequeninos a pecar. Repreender e perdoar os irmãos. Tende cuidado de vós mesmos.

14122019-O-INTERESSE-PELOS-POBRES-É-REAL

Faça o download da Mensagem aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?