OXALÁ VOCÊ RECONHEÇA QUEM É JESUS!

OXALÁ VOCÊ RECONHEÇA QUEM É JESUS!
  • Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil
  • Dia Nacional do Engenheiro Eletricista.

Já confundiram você com outra pessoa? A mim já confundiram com diversas pessoas. E lá, tinha eu de explicar quem eu sou. Se confundir pessoas causa todo tipo de embaraço, imagine quando se confunde entidades espirituais.

Quando os escravos vieram da África para o Brasil trouxeram suas religiões e foram proibidos de pratica-las aqui. Então deram ás suas entidades espirituais, nomes que poderiam ser correspondentes aos personagens cristãos  Essa foi uma estratégia necessária para manterem sua crença religiosa. Esse recurso chama-se sincretismo.

A expressão “oxalá”[1] no português tem o significado de “tomara”, “quem dera”, “assim seja”, “queira Deus”. Oxalá, você entenda  esse recado de hoje. No entanto na religião afro, da tradição Yorubá “Oxalá” ficou conhecido como o ser semelhante a Cristo Jesus. Na verdade são personagens espirituais completamente diferentes em identidade, em propósito na vida e culto do ser humano.

Na Umbanda e no Candomblé “Oxalá” tem lugar relativo. É considerado pai supremo, aquele que separou o mundo material do mundo espiritual. Na fé, descrita na bíblia, Jesus é Criador de tudo, Aquele que reconciliou com o próprio Deus Criador a dimensão espiritual e material da existência.[2] Outra diferença é que Oxalá tem duas esposas. Jesus não se casou.  Figuradamente se diz que a Igreja, o povo de Deus seja sua noiva ou esposa aqueles por quem Ele morreu e ressuscitou.

Na Umbanda Oxalá segue o caminho do amor. Na fé Cristã Jesus é o próprio  caminho para comunhão com Deus, e vida de amor ao Pai. Acima de Oxalá está Olorum (o céu). Acima de Jesus Cristo não há deus pois Ele, o Pai e o Espírito Santo são um Deus. Céu não é um lugar mas um relacionamento de amor com o Criador

Jesus declarou: “O meu ensino não é de mim mesmo. Vem dAquele que me enviou.  Se alguém decidir fazer a vontade desse único Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.[3]  

Oxalá você não faça mais confusão entre Oxalá e Cristo Jesus. Isso permitirá que você viva de maneira mais íntegra, completa seja a fé cristã, seja a fé da Umbanda. Essa distinção permitirá você reconhecer a quem realmente você serve e crê. Então não confunda Cristo Jesus com Oxalá.

  • Esta mensagem responde á pergunta: Qual é a diferença no significado da expressão “OXALÁ”?
  • Tarefa para hoje: Verifique suas convicções espirituais e religiosas e identifique com exatidão o lugar que Cristo Jesus o Senhor e Salvador ocupa na sua espiritualidade.

[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Oxal%C3%A1

[2] Colossenses 1:13-23 Leia todo esse trecho em sua bíblia, no Novo Testamento.

[3] João 7:16-17 Este evangelho escrito entre  80-90 dC  pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

Faça o download da Mensagem aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?