SOLIDÃO, UMA ESCOLHA PESSOAL

SOLIDÃO, UMA ESCOLHA PESSOAL
  • Dia da Proclamação da República

Você conhece alguém que vive na solidão? Lembra do nome? O fim de semana é um tempo muito difícil para quem tem somente a companhia da solidão.  Essas pessoas estão longe dos colegas de trabalho, de escola ou de qualquer outra atividade social. Estão sem amigos, passam o fim de semana sozinhos em casa ou perambulando pela cidade. Quando penso neles fico triste pela condição das pessoas solitárias. Muitas vezes procuro integrar uma ou outra em algum grupo, mas é difícil! E você já tentou?

Deus revela, na Sua Palavra, que o solitário não é uma vítima da cidade. Na verdade, Deus diz, que os solitários estão só exatamente porque rejeitou os conselhos divinos.[1] Aliás, o solitário rejeita qualquer conselho que contrarie seu modo de viver, pensar e agir. O solitário acaba sozinho porque quer que as pessoas façam as coisas do modo como ele quer. Ele não quer exercitar a capacidade de também ouvir e não apenas ser ouvido, de ajudar outros e não apenas de receber ajuda.

A princípio eu me surpreendi. Considerei o diagnóstico divino muito duro. Eu considerava as pessoas mergulhadas na solidão como vítimas. Mas depois, ao considerar o diagnóstico divino notei que na verdade o solitário envolveu-se na solidão como resultado da sua relutância em ouvir, outros, doar-se para outros. Cheguei a essa conclusão depois de fracassar em meus esforços em integrar os solitários e solitárias em atividades sociais. Ouça como Deus, em sua palavra continua descrevendo as pessoas envolvidas com a solidão: “Trata-se de uma pessoa que busca apenas seus próprios interesses e luta diretamente contra Deus quando procura fazer sua própria vontade por isso acaba tornando-se solitária”. 

Diante disso toda ajuda eficaz dada a um solitário não pode ignorar essa característica: Rejeitam qualquer conselho seja dos amigos, dos parentes e de Deus. No entanto enquanto oramos por eles diante de Deus, não desistamos de integra-los em comunidades. Vamos falar-lhes do amor de Deus bem revelado por Cristo Jesus. Adverti-los amorosamente da rebelião em que se encontram contra os próprios conselhos do Pai Divino.[2] Você pode tirar tempo para conversar com algum solitário e indicar-lhe as orientações registradas na bíblia no evangelho de Jesus descrito pelo discípulo Mateus capítulos 5 a 7. Com sensibilidade e paciência precisamos dar a eles oportunidades para mudar.

  • Resposta a pergunta: Quem é o solitário?
  • Tarefa para Hoje: Comece hoje a abandonar essa condição de solitário confiando em Deus a ponto de reunir-se com outros para adora-lO e servi-lO. Se precisar entre em contato comigo.

[1] Provérbios 18: 1 “O solitário busca seu próprio interesse e rebela-se contra a verdadeira sabedoria”. Escrito por volta do século X e século VII a.C.  aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento.

[2] Salmos 68:6 “Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca. ” O livro de Salmos é composto de cento e cinqüenta cânticos, orações e   poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C

Faça o download da Mensagem aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?