DA IDOLATRIA PARA O AMOR

Locução por Janus Tarso

Você ama uma pessoa ou ama as qualidades dela? É necessário você perceber se ama uma pessoa ou apenas alguma boa qualidade que ela tenha. Namorar uma pessoa é estar conscientemente se relacionando com toda a pessoa e não apenas com aquela faceta mais apreciada.

Quando as pessoas dizem que seu amor acabou, podem muito bem estar se referindo à isso: seu amor pela qualidade da pessoa acabou! O que era novidade já está bem conhecido. O que era interessante agora tornou-se rotina. Ninguém consegue ser um poço de boas qualidades apenas. O mundo está repleto de pessoas diferentes. Mas convivendo, conhecendo a novidade que aquela pessoa apresentava logo você perde o encanto.[1] O amor pelas qualidades de alguém não alcançou a pessoa por inteira. Tudo  era feito apenas em função daquela qualidade. Não verdade não era nem amor pelas qualidades, mas amor por si na busca pelo consumo das boas qualidades  da outra pessoas. Esta é a forma humana da idolatria. A idolatria ama uma imagem, e não a pessoa que projeta a imagem.[2]

É assim que a vida religiosa pode se assemelhar a um namoro superficial, que perdeu a graça.  Deus quer ser amado de todo coração, de todo entendimento, com toda nossa força, sem imagens. É assim que Deus ama  a criatura humana.[3] Mas o ser humano facilmente cai no erro de amar o poder de Deus, o perdão de Deus, a salvação de Deus, mas não o próprio Deus. Quem namora a Deus assim, não pode conhece-lO embora fale sempre dEle. Nunca se comprometerá com Ele.

Deus nunca fala de namoro, mas de casamento, de compromisso firmado pelo amor.  Vida eterna se refere a um relacionamento profundo entre a criatura e o Criador. É o amor assim que dá significado à vida com Deus e com a pessoa que você ama. Se você amar a pessoa de Deus e não apenas as qualidades divinas aprenderá a amar os seres humanos e não apenas as qualidades de alguém. Conheça a Deus e  ame-O !

  • Esta mensagem responde á pergunta: O que pode significar “o amor acabou”?
  • Tarefa para Hoje: Pare e considere o que você chama de “amor” e verifique a que você realmente se dedica?

[1] Romanos 12:9 “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.”  Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.

[2] 1 Coríntios 10:14 “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C.  responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos,  uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo

[3] Romanos 5:8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

Faça o download da Mensagem aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?