MANTER A AMIZADE COM DEUS É EXERCICIO DE FÉ!

MANTER A AMIZADE COM DEUS É EXERCICIO DE FÉ!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial da Amizade
    • Dia do Turismo Ecológico
      • Dia da Discriminação Zero
        • Dia da Vindima (Colheita de uvas)
          • Dia Internacional da Proteção Civil

Você tem amigos com quem fala frequentemente! Claro que vocês se encontram. Vocês conversam sobre o que pensam, o que fazem e o que sentem.  Amizade é um nível de relacionamento voluntário e de respeito mútuo. Cada um está consciente dos próprios limites nesse relacionamento de amizade, correto? Assim confiam um no outro voluntariamente.

A fé no que o outro diz e faz sustenta o relacionamento. Quando, no entanto, um dos dois desrespeita limites, seja o seu ou do outro, a amizade sofre um profundo abalo de confiança, de credibilidade, de respeito. A cooperação que existia entra em colapso.

Lembro a você que no início do universo Deus Pai, entregou a Cristo a criação do universo. “Sem Ele nada do que existe teria sido feito.”[1] Então o ser humano é criado a imagem e semelhança de Cristo. O único participante da divindade que é visível. A divindade diariamente vinha conversar com o casal. No entanto quando o casal desistiu da fé, da confiança obediente ao Criador desejou ocupar o lugar divino. Rebelou-se contra sua condição de criatura.

Quando é que um relacionamento corre o risco de ser rompido? Sim, quando um deseja ocupar o lugar do outro e tornar-se o “dono” do relacionamento desrespeitando os limites do outro. Assim é que um dos personagens conhecido como “amigo de Deus” foi alguém que não abriu mão de sua condição de criatura.[2] Deu a Deus Criador o lugar que lhe era próprio e viveu como criatura. E nesse relacionamento experimento a cooperação do próprio Deus em sua vida humana, apesar de não ser perfeito. Foi conhecido como amigo de Deus.

Avalie seus sucessos e fracassos em amizades. Verifique o que fortaleceu ou prejudicou o relacionamento e note o lugar da fé mútua. Então se pergunte e responda: Como está sua amizade com Deus pela fé de Cristo Jesus?

  • Essa mensagem responde à pergunta: Já avaliou  quanto precisa ter fé em alguém para considera-lo(a) um(a) amigo(a)
  • Aplicação para sua vida: Considere seu relacionamento com Cristo Jesus como amizade, pois Ele deu a vida pelos amigos.

[1] João 1:3 “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito.” Este evangelho escrito entre  80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[2] Tiago 2.23  “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído como justiça, e ele foi chamado amigo de Deus” Apóstolo, provavelmente irmão de Jesus foi escolhido como moderador da igreja de Jerusalém após Pentecostes fala com autoridade e sem presunção nos 108 versículos com 54 mandamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?