ALEGRIA DA RECONCILIAÇÃO COM DEUS PAI!
Eu fui a um estádio municipal torcer por adolescentes que disputavam provas esportivas. Claro que já torci em outras oportunidades nos jogos disputadas na rua, em quadras. Aquela foi diferente pois havia equipamento eletrônico de precisão para medir o desempenho de cada um dos esportistas. Você já torceu por alguém que participa de competição esportiva? A alegria da vitória é muito agradável, nos dá um senso de superação e participação.
Quando os setenta discípulos de Jesus voltaram de sua viajem, em que anunciaram do evangelho, estavam cheios de alegria. Sentiam-se vitoriosos. Ouça o que disseram a Jesus: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.[1]
Alegria pela vitória eleva autoestima, produz reconhecimento dos outros e marca vencedores como referências sociais esportivas de sucesso. Agora ouça com atenção o que Jesus respondeu aos seus discípulos vitoriosos: “… não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.” Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. [2]
Notou como Jesus esclareceu o valor da alegria que diante de Deus Pai, alegria de natureza eterna? O nome estar registrado no céu, no Livro da Vida[3]. Percebeu como Jesus também se alegrou com o retorno vitorioso dos seus setenta discípulos?
Você precisa, você pode identificar a alegria divina no seu íntimo, nas suas vitórias ao enfrentar provações, tentações[4] Está pronto para isso?
- Esta mensagem responde á pergunta: Qual é a incontestável alegria do ser humano pecador?
- Aplicação para a sua vida: Cultive suas alegrias apoiando-se nessa realidade divina para sua vida!
[1] Lucas 10:17 Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 d.C. mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.
[2]Lucas 10:19-21 ibidem
[3] Apocalipse 3:5 “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” Apocalipse 21:27 “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” Escrito pelo discípulo e apóstolo João, já velho e exilado por volta de 95 d.C. encoraja os cristãos perseguidos e para firmá-los na confiança de que Deus cuidará deles. Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu.
[4] Tiago 1:2,3 “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.” Leia o trecho seguinte.” Apóstolo, provavelmente irmão de Jesus foi escolhido como moderador da igreja de Jerusalém após Pentecostes fala com autoridade e sem presunção nos 108 versículos com 54 mandamentos.