VIOLÊNCIA  E O AMOR DIVINO

VIOLÊNCIA  E O AMOR DIVINO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Portuário     – Dia da Abertura dos Portos no Brasil, em 1808
  • Dia Mundial   do Hanseniano
  • Dia da Não Violência
  • Dia da Saudade

Hoje você precisa entender qual a perspectiva cristã da violência[1] e do amor a Cristo Jesus. A violência se caracteriza pelo exercício da força física ou moral. Por isso a violência se manifesta pelo uso do poder da forças sem ou com armas.

Ao anunciar as atitudes dignas de arrependimento diante de Deus, João Batista foi questionado “… uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo.” [2] Os soldados ouviram que não deviam utilizar da força para exercício ilegal de poder. A polícia é para fazer cumprir a justiça para os que rejeitam a lei.

A violência se torna ilegal, quando defende a injustiça, a maldade, no abuso da força, na desumanidade no trato com criminosos, com arbitrariedade na aplicação da lei, usando do ultraje, na prevaricação omitindo-se de praticar a justiça.[3]

A orientação para os cristãos está registrada assim: “…os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não conta com a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal”. [4] Quem faz o mal está sujeito ás reprimendas da justiça.

Deus Pai, em seu amor não impede o ser humano de rejeita-lo, desprezá-lo e demonstrar sua fúria contra o Criador. Por isso os crimes, as injustiças são consequências do pecado, não castigo. Deus ainda, livra a muitos da morte certa aqui. Avalie a contexto da violência e amor de Deus revelado em Cristo Jesus. Só nÊle há justiça e  ressurreição.

  • Resposta a pergunta: Como situar a violência e o amor de Deus?
  • Tarefa para Hoje: A liberdade dada por Deus implica em decisões e responsabilidade com as devidas consequências.

 

[2] Lucas 3:14 Escrito por Lucas, um médico por volta de  59—75 d.C.   mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.

[3]Veja em https://www.sinonimos.com.br/violencia/105 sinônimos de violência para 7 sentidos da palavra violência: 1. Emprego de força física: 2.Constrangimento moral ou físico:3.Restrição da justiça e do direito:4. Exercício ilegal de poder: 5.Força súbita e intensa: 6.Intensidade dos sentimentos: 7.Gênio de quem se enraivece facilmente:

[4]Romanos 13:3-4 Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?