PERDÃO E ARREPENDIMENTO NA PRESENÇA DE CRISTO
- Dia do Órfão
- Dia Universal do Perdão
Você já se reconciliou com alguém? Então ouça Mensagem para Hoje! O que acontece quando você decidiu perdoar uma pessoa que lhe ofendeu, mas ainda luta contra a amargura? A reconciliação que sara a ferida não foi aplicada. O que deu errado?
Posso sugerir a você que faça um teste? Só podemos perdoar alguém na presença de Cristo Jesus. É Ele o mediador interior que testemunha esta decisão e atitude tão preciosa que você tomou. Se não foi feito, assim Satanás acabou levando vantagem no perdão que você deu.[1]
Satanás leva vantagem, mesmo quando fazemos o certo, mas fazemos fora da presença de Cristo Jesus. O perdão dado como Cristo Jesus aconselha precisa ser dado, da maneira como Ele nos deu. Este é o perdão que Satanás não leva vantagem e Deus Pai recebe a glória juntamente com Cristo Jesus.
Até para a perfeita comunhão é preciso que o arrependimento aconteça na presença de Cristo. A função do perdão, é deixar a porta da reconciliação aberta para os arrependidos. Para isso serve o perdão. Quando quem se arrepende encontra a porta do perdão aberta acontece a reconciliação. Para os que persistem no erro podem ser perdoados, mas não há comunhão com eles, percebe?
O que é feito na presença de Cristo, é feito segundo o modelo que recebeu dEle.[2] Somente quem recebeu o perdão de Cristo mediante o arrependimento para com Deus e obediência a Ele tem as condições espirituais para arrependimento ou perdão. É isso que significa perdoar ou arrepender-se na presença de Cristo Jesus. Esta é a base da comunhão cristã. Por isso, você precisa crer em Cristo a ponto de obedecê-lO, seja para o arrependimento seja para o perdoar. Esta é a base divina do relacionamento na familia de Deus Pai.
Hoje, avalie suas ações na presença de Cristo Jesus.
- Essa mensagem responde à pergunta: Qual é a importância de Cristo nos processos de reconciliação com o próximo?
- Aplicação para sua vida: Cristo é a testemunha divina de que você deu ao próximo o perdão ou confissão próprios de quem experimenta a graça da intimidade com Deus Pai.
[1] II Coríntios 2: 10-11 “E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás;Porque não ignoramos os seus ardis.”
[2] Mateus 18:21-35 Trecho descreve uma dimensão da reconciliação. Um homem foi perdoado em sua dívida enorme, mas se negou a perdoar quem lhe devia quantia bem menor. Leia, agora! Mateus 18:35 “Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.