MÉDICO CURA-TE A TI MESMO

MÉDICO CURA-TE A TI MESMO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Desarmamento Infantil
  • Dia do Securitário
  • Dia do Estivador
  • Dia do Médico

Quem não tem orgulho de ter um médico na familia? No Código de Ética Médica não há qualquer proibição ao profissional que queira atender alguém da própria família. A recomendação, no entanto, é que o médico indique ao seu familiar outro profissional especialista no tratamento do problema de saúde. Acredita-se que, o envolvimento afetivo dificulte ao médico de lidar com seus parentes doentes.

Nesta questão há controvérsia, não é? Quem de nós já não se ressentiu do médico que tratou tão objetivamente que se tornou indiferente, frio, á dor do paciente? O relacionamento humano é mesmo um desafio quando se trata de saúde. Se um médico não se comove com o paciente, como espera transmitir a solidariedade, o calor humano em momentos drásticos da doença?

Um dos autores dos evangelhos era médico. São Lucas mencionou uma passagem em que Jesus foi desafiado a curar doentes em sua própria cidade. E ele lhes disse: Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum. E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria.[1]

Sim, dentro da familia você pode encontrar os maiores opositores ás suas motivações piedosas.[2] Um médico não está isento desse conflito. A incredulidade no ser humano é uma barreira resistente. Jesus sabe disso muito bem. Ao confrontar os que o conheciam bem, sofreu atentado contra sua própria vida.[3] A familiaridade tantas vezes nos impede de reconhecer a ação divina através de alguém tão perto de nós, notou?

Assim Jesus revela como a medicina divina exige a fé. A fé no médico dos médicos. Ele não comete erros pois a ressurreição que experimentou passa a cada pecador que se volta para ele em arrependimento e fé. Ele dá o que experimentou como Deus encarnado. Ele vence a morte, o último inimigo da raça humana. Este médico curou da morte não apenas a si mas a todos que o buscam. Você crê assim?

  • Essa mensagem responde à pergunta: Você conhece o desafio dos médicos quando precisam tratar os próprios parentes?
  • Aplicação para sua vida: Deus trata os seres humanos com realismo, mas aproximou-se da existência humano através de seu Messias, enviado, Cristo Jesus. Este chorou com os que choravam e sorriu com os que sorriam diante da glória divina

[1]  Lucas, 4:23-24 Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 d.C.   mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.

[2]Mateus 10:34-37 “Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.”

[3]  Lucas 4:14-39 Leia todo esse trecho e compreenderá o desafio do testemunho da fé cristã entre os conhecidos.  ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?