CUSTO DE BOAS AÇÕES

CUSTO DE BOAS AÇÕES
  • Dia da Secretária
  • Dia Mundial do Tradutor
  • Dia do Ferroviário/Metroviário
  • Dia do Portador de Tuberculose

 O que você pensa quando assiste aquele comercial incentivando as pessoas a serem gentis, ajudarem o próximo, agradecendo os favores, pedindo “por favor”? Ou estão cedendo o lugar nos assentos preferenciais? Já viu?  Sem dúvida tais comportamentos podem fazer diferença em determinados momentos difíceis. Considerei a iniciativa muito oportuna. Há somente um momento onde aquele incentivo tropeça. É quando ele afirma que “não custa nada”.

Talvez queiram incentivar este gesto de cidadania, dizendo que é simples agir assim de modo cordial. Mas é oportuno lembrar que esses gestos em um ônibus ou vagão de trem apertado, na hora do rush, depois de um dia de trabalho não é tão simples assim. Cada pessoa que age de modo correto precisa verificar a própria motivação. Você e eu precisamos ter claro que um gesto só é verdadeiramente útil e cumpre o seu propósito quando surge de uma motivação santa, divina de amor de Deus pelo próximo do contrário torna-se um instrumento de manipulação, chantagem religiosa ou espiritual.

Você e eu sabemos da satisfação humana, pessoal ao se praticar uma boa ação. Será que diante do destino ou de Deus Pai as boas ações são apresentadas como cupons ou créditos que darão descontos em outros momentos da vida? Quantas boas atitudes servem para encobrir, disfarçar outras ações prejudiciais. Por isso a sabedoria popular já ensina: “quando a esmola é demais o santo desconfia”.

Para promover a cidadania, a cordialidade em uma sociedade tão violenta é preciso primeiramente: crer no amor que Deus tem por você. Deus prova que lhe ama a ponto de dar a vida do filho como pagamento para uma reconciliação com você[1]. Então em plena reconciliação com Deus você tem a motivação divina, profunda, santa e justa para tratar o outro, não como ele merece, mas como ele ou ela precisa, assim como Deus faz comigo e com você.

Esta é a base para você e eu amarmos o próximo como amamos a nós mesmos, pois Deus ocupou o primeiro lugar em nossas motivações. Quando você olha para o Senhor Jesus verá que suas boas atitudes custarão pouco pois, Ele se deu por mim e por você. Somente assim é possível ser gentil na verdade.

  • Esta mensagem responde á pergunta: As naturezas das boas ações consistem apenas no que é feito ou nas intenções de quem as pratica?
  • Tarefa para hoje: Não se deixe enganar pelo próprio coração e reconheça quando perceber esse erro. Esse é o caminho direto para a graça de Deus Pai.

[1] Romanos 5:8-10 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.”  Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que crêem em Cristo.

Faça o download da Mensagem aqui

2 comentários sobre “CUSTO DE BOAS AÇÕES

  1. Muito pertinente. E sábio é aquele que ouve atentamente, absorve, e PRATICA o ensino que vem embasado na Palavra. Transformar o mundo em um lugar melhor o quanto nos couber é tudo que Deus espera de nós, seguidores de Jesus, que promoveu uma reviravolta nos conceitos e ações simplesmente caminhando entre as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?