OUVIR: MODO “BOLSO” OU “TÚNEL”?

OUVIR: MODO “BOLSO” OU “TÚNEL”?
  • Dia Internacional das Relações Públicas.
  • Dia Nacional do Deficiente Auditivo.
  • Dia Mundial da Contracepção.

Você está escutando-me bem agora? Que bom. NO entanto há muitos pensamentos rodando pela sua cabeça, exatamente agora. Enquanto você me escuta você se esforça para prestar atenção. Você tem muita coisa para fazer ainda hoje, nas próximas horas.  Imagine um bolso. Sim, um bolso de blusa, de avental, de calça. O que você coloca ali, fica ali, a mesmos que o bolso esteja furado. Isso já outra história. Mas se você coloca, mesmo em uma bolsa, você guarda. Quando você ouve deste modo, guarda, entende serve para mudar sua maneira de pensar, muda até sua maneira de agir, de reagir.  Ao ouvir assim, no modo “bolso” você sente que está carregando algo e sabe o que está no seu bolso. Aí sua vida tem recursos para mudar.

Ei, preste atenção, só mais um pouquinho. Viu como é fácil você ouvir e não escutar? Nesse momento você ouve no modo “túnel”. Tudo o que entrar de um lado vai sair do outro. Quando você ouve como se fosse um túnel, é pura perda de tempo. A informação pode ter um som agradável, mas não resulta em qualquer ação. Ela não fica guardada. Ela entrou e saiu. Você pode até lembrar que já ouviu algo parecido, mas não consegue lembrar a informação.

Jesus falava com duas irmãs. Uma ouvia no modo “bolso”. A outra o ouvia no modo “túnel”. Uma ocupada em absorver o que ouvia de Jesus. Outra tinha como prioridade prestar serviço de boa qualidade. Ela ouvia no modo “tunel”.  Ela reclamou a ajuda da irmã, claro. Então Jesus lhe disse: “Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. ”[1]

Quando começa a ler a bíblia ou a orar você precisa lutar com cada tópico da agenda do dia. Então procura agilizar e acaba ouvindo a Cristo Jesus no modo “túnel”. O desafio não é pequeno. Você também precisa acertar as prioridades para conseguir ouvir a Jesus no modo “bolso”. Lembre-se: Ouvir, obedecer tem prioridade porque isso direciona melhor a qualidade do que você faz para com Deus, para com a vida,  pela fé de Cristo Jesus.[2] Ouça no modo “bolso”

  • Esta mensagem responde á pergunta: Como ouvir de modo realmente efetivo?
  • Tarefa para hoje: Ouvir para guardar leva a obediência. Essa atitude, tem diante de Deus validade fundamental para a espiritualidade cristã

[1] Lucas 10:39-42 Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 d.C. mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade

[2] 1 Samuel 15:22, “Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. ” Samuel (930 a.C.) foi o líder (último juiz) de Israel  guiou o povo na transição para a monarquia  iniciada com Saul e sucedido por Davi. Livro leva seu nome mas contou com profetas Natã e Gade veja 1 Crônicas 29:29.

Faça o download da Mensagem aqui

8 comentários sobre “OUVIR: MODO “BOLSO” OU “TÚNEL”?

  1. O texto me remete aos estudos de Baumam e da modernidade líquida, onde tudo se torna efêmero, onde a informação e até mesmo os sentimentos são tão fluidos que somos incapazes de manter a mesma identidade por muito tempo, o que reforça esse estado temporário das relações.

    1. Exatamente. Essa comunicação que chamamos de superficial não promove relacionamentos reais. Nessa esteira os suicídios acontecem porque não se percebe as crises dos implicados. O desafio não é pequeno. Muito bem Daniela.

  2. Olá,
    Acredito que Deus fala conosco de diversas formas e momentos em nossa vida e nós realmente deixamos passar pois só sabemos olhar para nós mesmos. Enxergo o contato de Deus vindo por outras pessoas, exemplos de vida, superação, sofrimento, alegria, que devemos olhar para agradecer a vida abençoada que tenho.

  3. Olá,
    Acredito que Deus fala conosco de diversas formas e momentos em nossa vida e nós realmente deixamos passar pois só sabemos olhar para nós mesmos. Enxergo o contato de Deus vindo por outras pessoas, exemplos de vida, superação, sofrimento, alegria, que devemos olhar para agradecer a vida abençoada que tenho. Penso que a ideia é sermos menos egoístas com o mundo e principalmente com Deus.

    1. Que bom Natália, que você compartilhou e confirmou sua impressão. Sem dúvida, ao vermos situações pelas quais outras pessoas atravessam podemos nos considerar privilegiados. No entanto ainda há pessoas que vivem uma condição que suscita alguma ira em nosso íntimo como bem relata o salmista no capítulo 73. Eneetão se faz necessário recebermos do próprio Pai o consolo ao olhar para Cristo Jesus. Grande abraço pelo seu compartilhar. Ajudou-me a pensar melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?