EXISTENCIA HUMANA COMO ARTE DIVINA
- Dia Nacional das Artes
- Dia do Cortador de Cana
- Dia dos Escoteiros do Mar
Você já viu algum artista de rua produzindo sua arte? Ali, na calçada ele vai pintando. Os que fazem sua arte em ladrilhos de porcelana ou em cartolina me deixam impressionados. Você já acompanhou algum desses artistas? Jogam tinta pra lá, pra cá e no inicio você não sabe o que ele está fazendo. Logo mais a frente começa a surgir uma paisagem, uma imagem. As cores, ahh, as cores. Elas vão sendo colocadas, aparentemente de qualquer jeito, mas então surge algo espetacular. Pintura, escultura, prédios, casas pois cada obra exige especialidades diferentes, materiais diferentes e o tempo de produção também diferente.
Deus Pai não trabalha apenas com terra, barro, mas com seres humanos. Deus vai como que esculpindo cada ser humano desfigurado, corrompido, deformado pelo pecado. Então vai agindo, vagarosamente, modelando não para transformar em uma produção em série. Sim Ele tem uma referência que é seu Filho, Cristo Jesus. O que Deus esculpe é um relacionamento com cada ser humano que rendeu-se a Ele em amor, em confiança, em fé.
Todo esse processo é conhecido nas Escrituras como SANTIFICAÇÃO.[1] Por isso não cabe a mim ou a você dar um rótulo, realizar um julgamento sobre qualquer pessoa. Estamos autorizados apenas a julgar, a discernir as atitudes, as ações, tanto nossas como a dos outros segundo os critérios divinos.[2]
A santificação é um processo que Deus, através de Cristo Jesus realiza no coração e na ética de cada pessoa em comunhão com Ele. Santificar é ser separado, colocado a parte, pela ação divina na existência humana. A medida que uma pessoa se deixa transformar pelo Espirito de Deus é santificado. Ela é santificada, a medida que obedece a direção do Espirito de Cristo. Assim ela é transformada na maneira de pensar e consequentemente de agir com amor, humildade e graça divinos.[3]
A fé de Cristo Jesus permite a pecadores se tornarem obras de arte divina na comunhão com Deus Pai. Assim acontece a santificação.
- Essa mensagem responde à pergunta: Em que consiste a arte divina na existência humana?
- Aplicação para sua vida: Santificação começa no momento da conversão a Cristo e se estende até o dia em que o ser humano recebe um corpo glorificado pela redenção e manifestação do Reino visível de Cristo Jesus.
1 Coríntios 4:5 Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.[1]
[2] João 7:24 “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.”
[3]2 Coríntios 3:17,18 “Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”