HUMANISMO OU SOLIDARIEDADE CRISTÃ

HUMANISMO OU SOLIDARIEDADE CRISTÃ
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

Dia Mundial da Solidariedade Cristã

Dia da Enfermeira

 • Dia do Advogado

• Dia do Direito

MENSAGEM PARA HOJE                                                                                                                                     10 de Agosto

• Dia Mundial da Solidariedade Cristã

• Dia da Enfermeira

 • Dia do Advogado

• Dia do Direito

Você já percebeu a diferença entre o termo humanismo e a solidariedade cristã? O termo humanismo, em regra geral, sintetiza toda uma corrente de pensamento voltada para o ser humano, em favor do ser humano. O pensamento humanista advoga a defesa de comportamentos éticos morais voltados a liberdade de pensamento e de criação, a fraternidade e a tolerância entre os diferentes Instituições que protegem os direitos voltados e resguardo e ao respeito do bem-estar e da dignidade da pessoa humana. […] Assim, pode-se concluir que “todos os homens são iguais e são sujeitos dos mesmos direitos e deveres fundamentais”. (grifo nosso).[1]1 . Ao procurar a definição de solidariedade no dicionário[2]

 você encontrará expressões que exemplificam a responsabilidade amorosa, de socorro e identidade que une corações espontaneamente. A solidariedade como um vínculo recíproco entre desiguais.[3]3 A solidariedade cristã é expressão do próprio Criador que adentra a humanidade na pessoa e obra de Cristo Jesus movido pelo amor, justiça e santidade, vivida e não imposta pela força, pela violência e mentira.

“Jesus santificou as realidades humanas, sobretudo os familiares, pois dela vêm as relações sociais. Jesus, voluntariamente se submeteu às leis de Sua pátria. Levou vida de operário própria de Seu tempo e de Sua região. Na sua pregação ordenou que os filhos de Deus se tratassem mutuamente como irmãos. Em sua oração pediu que todos os seus discípulos fossem ‘um’. Bem mais. Ele próprio, até à morte, ofereceu-se por todos como Redentor de todos. Ele disse: ‘Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida por seus amigos’.[4]4 Mandou seus apóstolos pregarem a mensagem evangélica a todos os povos, para que o gênero humano se tornasse a família de Deus, na qual a plenitude da lei será o amor.”[5]

 Você notou? O humanismo baseia-se no que o ser humano quer realizar. A solidariedade cristã é o que homens e mulheres, voluntariamente, como Cristo, vivem por amor mutuo sustentado pela intimidade com Deus Pai. Qual você escolhe para uma existência?

• Essa mensagem responde à pergunta: Já parou para considerar a diferença entre o humanismo e a solidariedade cristã?

• Aplicação para sua vida: Sem a ação do Espirito de Deus o ser humano nada consegue fazer de justo, santo e bom pelo amor divino. Você conhece essa motivação?


[1]ibdfam.org.br/artigos/377/o PRINCIPIO DA SOLIDARIEDADE, A TEORIA HUMANISTA E OS DIREISTOS HUMANOS

[2] 1607; INSTITUTO ANT. HOUAISS. Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Objetiva, 2001, 2602; S. BATAGLIA. Grande Dizionário della Lingua Italiana, vol XIX. Torino,Ed. Torinese, 1988, 327. Ou Il Vocabulário Treccani, vol V. Roma, Instituto della Enciclopédia Italiana, 1997, 118-119.

[3] “A solidariedade como modo de ser humano e a solidariedade na cristologia” p.60 https://www.maxwell.vrac.pucrio.br/4693/4693_3.PDF

[4] João 15,13 Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.

[5] Mateus 28:18-20 “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?