FOLCLORE, RELIGIÃO E FÉ CRISTÃ

FOLCLORE, RELIGIÃO E FÉ CRISTÃ
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial do Folclore

Se você não praticar o que ouve a respeito da fé cristã, sim, se você não praticar, você não terá fé, apenas uma religião folclórica[1] . Folclore é interessante para marcar certas datas, crenças, durante o ano. Agora no momento de decisões sérias da vida você descobre que não lhe servirá de qualquer ajuda.

O casamento, batismos e comemorações na igreja, a leitura sempre dos mesmos textos da bíblia, ouvem bastante músicas que falam de Deus, de Jesus, colecionam as histórias de curas e milagres, tudo isso pode fazer parte da tradição, como folclore. Gente que pratica muitas boas ações, mas sua crença em Cristo é mero folclore.

Estão cada vez mais altas as vozes que anunciam que Jesus nada mais era que um reformador religioso. Dizem que a verdade que Ele anunciava não tinha qualquer componente divino e espiritual. Os milagres registrados na bíblia são muito bem explicados pelo conhecimento médico e científico. Milagres são apenas as mudanças operadas pela luta de classes sociais. Então as pessoas continuam egoístas, sedentos por dinheiro, poder e fama. Desrespeitam os pais, são ingratas. Cultivam uma religião de fachada. Tem aparência de uma bondade piedosa, folclórica, mas negam a Deus Pai verdadeira obediência[2] pelo modo como procedem. Em nome da justiça, da verdade, da paz e do amor promovem o crime e a injustiça. Assim transformam seu conhecimento de Cristo Jesus em mero folclore.

O Espirito de Deus registrou em sua Palavra é assim: “Obedeçam ao que ouvem, registrado na bíblia, ao invés de serem somente ouvintes, enganando-se com discursos mentirosos.[3]

No dia do Juízo divino não escaparão da ira divina porque rejeitarem a Cristo Jesus, a mão estendida da reconciliação com Deus Pai. Troque o folclore religioso pela fé de Cristo Jesus ela é vida divina na sua existência.

• Essa mensagem responde à pergunta: O que acontece quando a espiritualidade cristã é tratada como folclore?

• Aplicação para sua vida: Somente a prática obediente do que Cristo Jesus revela pelo Espirito Santo a cada um a espiritualidade cristã se torna viva, atual, sem qualquer necessidade de atualizações


[1] A palavra folclore é de origem inglesa: folk significa “povo” e lore, “saber”. Folclore é tudo aquilo que se refere a sabedoria popular: as atividades espontâneas de expressão plástica, corporal e musical, o conjunto de ideias, crenças, conhecimentos e costumes que é transmitido no decorrer dos anos. São fábulas que encerram a experiência e o conhecimento humano da realidade.

[2] Timóteo 3: 1-51 “Sabe, entretanto, disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. 2Os homens amarão a si mesmos, serão ainda mais gananciosos, arrogantes, presunçosos, blasfemos, desrespeitosos aos pais, ingratos, ímpios, 3sem amor, incapazes de perdoar, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, 4traidores, inconsequentes, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus,” Última carta escrita pelo apóstolo Paulo. Desafia jovem pastor Timóteo em como orientar as igrejas daqueles dia, .por volta de 63-64 d.C.

[3] Tiago 1:22 Apóstolo, provavelmente irmão de Jesus foi escolhido como moderador da igreja de Jerusalém após Pentecostes fala com autoridade e sem presunção nos 108 versículos com 54 mandamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?