POLICIAL E GUARDA
- Dia da Polícia Rodoviária Federal
O que você sentiu e pensou quando viu policiais revistando pessoas na rua em pelo dia? Confesso que algumas vezes me entristeci diante desse quadro. Algumas estavam bem vestidas. Outras não estavam bem vestidas. Considerei as razões pelas quais aquelas pessoas passavam por revistas. E você? Já experimentou essa sensação incômoda e enfrentou seus pensamentos desses momentos?
Um guarda toma conta de pessoas e o policial repreende o infrator para manter a lei e a ordem. O desafio surge quando cidadãos decidem desafiar a lei. Há os que mesmo sem querer quebram a lei. Então entram em cena os policiais encarregados de deter o infrator ou mesmo criminoso e apresenta-los diante das autoridades de justiça.[1]
Assim como cidadãos resolvem quebrar leis, também há policiais e corrompem sua missão agindo com injustiça. Claro que tanto um cidadão criminoso como um policial corrupto precisam ser detidos e serem confrontados com a justiça. O Espirito de Deus exortou policiais a não plantarem flagrantes, e nem extorquir dinheiro mediante ameaças ou violências e sim contentarem-se com o salário. [2] Então a maioria dos cidadãos honestos e dos policiais fieis a sua missão precisam contribuir para manter a lei e ordem.
Será que ao ver policiais revistando pessoas, você lembra dos próprios erros que ainda não foram descobertos? Já veio a minha memória que um dia, cada um de nós será revistado na alma e na própria história. Então cada erro, cada pecado será revelado? Eu desejo ouvir suas conclusões e decidir corrigir onde ainda é possível, certo?
Uma advertência oportuna dada a todo o povo de Deus que em todas as épocas, que tem uma aliança de amor com Ele diz assim: “Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.”[3]Na pessoa e obra e pessoa de Jesus você tem um advogado divino!
- Essa mensagem responde à pergunta: O que o constrangimento ou alegria que você experimenta ao presenciar policiais revistando pessoas publicamente revela algo de sua perspectiva íntima?
Aplicação para sua vida: Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.[4]
[1] Romanos 13:3-4 “Porque os governantes não podem ser motivo de temor para os que praticam o bem, mas para os que fazem o mal. Não queres sentir-se ameaçado pela autoridade? Faze o bem, e ela o honrará. 4Pois ela serve a Deus para o teu bem. Mas, se fizerdes o mal, teme, pois não é sem razão que traz a espada. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.
[2] Lucas 3:14 “E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo.”
[3] 1 Timóteo 1:5 : Esta carta orienta Timóteo, jovem pastor e líder da igreja primitiva a respeito de adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja por volta de 63-64 d.C.