TRABALHADOR DOMÉSTICO

Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Trabalho Doméstico
  • Santa Madalena
  • Dia Do Cantor Lírico

Você já contou, na sua casa, com um trabalhador doméstico? Alguém contratado para ajudar na limpeza e manutenção da ordem na sua casa. Trata-se de uma categoria profissional que precisa de ajuda em todas as esferas sociais e políticas para vencer o salário baixo.[1]

Se você não tem condições de tempo e energia para manter sua casa limpa, precisa sim de alguém que faça esse trabalho. No entanto você também precisa de condições para pagar um salário justo. As condições de vida, assistência social e outros recursos que favoreçam o bom desempenho de cada trabalhador e também dos empregadores.

Uma crise de saúde como a pandemia afetou e prejudicou profundamente os trabalhadores domésticos. Quando as mulheres precisam trabalhar fora, quando pessoas não tem mais energia suficiente para manter a limpeza de uma casa  o trabalhador doméstico é o recurso mais comum. No entanto as exigências de um salário maior esbarram na faixa salarial média dos trabalhadores. Sem dúvida para resolver parte do problema é preciso elevar a categoria desse trabalho com várias outras condições de vida nos tempos modernos. Injustiças em qualquer esfera da sociedade dá ampla oportunidade para disputas, conflitos de diversas naturezas e razões.

No entanto o trabalhador doméstico como o empregador precisa se “armar” de um caráter cooperativo e não de exploração ou vingança. Lembro-me de uma trabalhadora doméstica, escrava de guerra, mencionada na narrativa bíblica. Ela indicou e incentivou a procura de alguém que curasse seu empregador.[2] Houve todo um esforço em vários níveis humanos e o homem foi curado.

De quem ou para quem foi a glória dessa cura excepcional? A glória foi do Deus e Pai do povo de Israel. Apesar do envolvimento de instancias religiosas, políticas e militares a glória, louvor, elogio e reconhecimento foi para o próprio Deus. Essa é a realidade a ser divulgada como uma bandeira da graça, o poder e a santidade desse único Deus. Você tem prontidão para tudo isso?

  • Essa mensagem responde à pergunta: É possível a patrões e empregadores domésticos terem uma convivência harmoniosa?
  • Aplicação para sua vida: Leia e medite hoje no conselho do Espirito em Efésios 6:5-9 para servos e patrões.

[1] Em todo o mundo, são mais de 75,6 milhões de pessoas que trabalham como empregados domésticos, sendo que 76,2% são mulheres, segundo dados levantados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).O Brasil fez  um grande avanço com a implementação da Lei Complementar 150/2015, Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2016, dos 6,158 milhões de trabalhadores domésticos, apenas 42% estavam segurados pela previdência social. E um percentual ainda menor, cerca de 32%, tinham vínculo registrado em carteira de trabalho.

[2] 2 Reis 5 relata como uma prisioneira escrava, feita trabalhadora doméstica ainda se dispôs a incentivar e promover a cura do seu patrão estrangeiro. Leia todo o capítulo com atenção. Israel foi conquistada pela Assíria em 721 a.C. Judá, pela Babilônia, em 586 a.C. Estes acontecimentos foram considerados como um castigo ao povo pela desobediência às leis de Deus. 2 Reis todo o capítulo 5. Livro do Antigo Testamento de autor desconhecido acredita-se que viveu depois da queda da tribo de Judá  e viveu na primeira metade do século sexto a.C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?