POPULAÇÃO MENOR E ENERGIA MAIOR?

POPULAÇÃO MENOR E ENERGIA MAIOR?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

Dia da fundação do Exército de Salvação

  • Dia Mundial Da População[1]
  • Dia Mundial da Capoeira

[1] Acompanhe agora mesmo o desenvolvimento da população mundial acessando esse site. Verifique por si os números que chegam. https://www.worldometers.info/br/

Você já ouviu da preocupação com a superpopulação do planeta terra. Dizem que é preciso reduzir a população pois há o perigo do nosso planeta não conseguir dar conta de produzir alimento pra tanta gente. A terra tem apenas 13 mil quilômetros de diâmetro, distância entre Montevidéu e Paris, isso não significa que a superpopulação seja uma questão ecológica central, prioritária. Claro que o aumento da população pode preocupar. Na realidade o crescimento da População Mundial não é a Principal Ameaça ao Planeta[1]

Claro que se a população aumenta isso exerce consequências sobre o meio ambiente, certo? Mas a energia que uma população precisa para viver depende de quais tecnologias utilizaram. Se a produção e o consumo se destinam apenas ao essencial e necessário o resultado é um. Agora se desejam mais material para uma população menor, reduzida então a questão é outra.

É claro que com  uma população maior é preciso utilizar mais energia. Quanto mais energia for injetada para produzir e consumir bens e serviços, maior será a transformação provocada no meio natural biótico e abiótico. A preocupação maior deve ser com o aumento de energia e não da população.[2]

A ordem divina inicial foi: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” E mesmo depois do dilúvio Ele abençoou a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: “Frutificai e multiplicai-vos e enchei a a terra”

O que ocasionou a primeira destruição da terra, pelo dilúvio, não foi a população, mas quanta energia foi consumida pelo pecado contra Deus Pai.[3] No projeto de ser igual a Deus o ser humano deixou de guardar e cuidar da terra. A energia gasta na produção da maldade é que o planeta terra não pode suportar. Reconheça o engano humano e a advertência divina.

•          Essa mensagem responde à pergunta: Como você avalia sua participação na questão do controle da população mundial?

•          Aplicação para sua vida: Exercite a pensar nas questões sob a perspectiva cristã e não apenas sob a perspectiva política, econômica ou social.


[1] https://www.ecodebate.com.br/2020/11/12/o-crescimento-da-populacao-mundial-nao-e-a-principal-ameaca-ao-planeta/

[2] “Mas, as degradações são resultantes de diversas variáveis interdependentes, de outras grandezas mais relevantes do que a demográfica. Por exemplo, de 1800 até 2015, a população mundial aumentou por um fator da ordem de 6,5 vezes. Mas, o consumo de energia aumentou por um fator 50 vezes, enquanto que o capital por 134 vezes” https://www.ecodebate.com.br/2020/11/12/o-crescimento-da-populacao-mundial-nao-e-a-principal-ameaca-ao-planeta/

[3] 2 Pedro 2:5 “E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;” Apóstolo Pedro está escrevendo esta segunda epístola uns seis anos depois da primeira. Pedro está sabendo que logo virá a sua morte (1.14) que aconteceu mesmo uns dois anos depois em 66 d.C. (Baxter) Tema:” Lembre Bem para não Cair” Tempo: 66 d.C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?