VOLUNTÁRIO OU MERCENÁRIO

VOLUNTÁRIO OU MERCENÁRIO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

Qual de suas atividades você desenvolve voluntariamente? As características de um voluntário é a decisão, ação e esforço em ajudar a resolver parte dos problemas sociais do Brasil. É movido por uma alegria de cooperar com o próprio Criador, Salvador e Senhor da raça humana.

A ação voluntária não tem a recompensa no dinheiro, na fama, no poder mas da alegria de participar voluntaria mente, porque quer, deseja. A recompensa é o senso de pertencer á esfera da solução dos problemas que impedem a dignidade humana, o valor do próximo.

A expressão mais conhecida do voluntário registrada na Sagradas Escrituras está mencionada assim: “…ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”[1] Percebeu? Alguém se apresenta voluntariamente para uma tarefa que consistia em contar ao próprio povo as virtudes daquele que enviava. Tarefa desafiadora.

No entanto há outra menção conhecida. Ela está descrita na oração de um rei que adulterou e assassinou um servo leal. Preste atenção ao pedido feito a Deus Pai: “…Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.”[2]

O voluntário tem um espírito totalmente diferente do mercenário. Enquanto o mercenário faz o que faz somente se for pago, recompensado, o voluntário age movido pela alegria de participar e promover a justiça refletida por Cristo Jesus.

Suas expressões religiosas são motivadas pelo espírito voluntário? Qual das duas passagens que citei refletem a sua oração para com Deus Pai? Vamos corrija se for necessária sua motivação espiritual. Cultive a segunda passagem como sua oração.

  • Essa mensagem responde à pergunta:  Como você encara suas oportunidades de ser voluntário?
  • Aplicação para sua vida: Você precisa experimentar alguma vez na sua vida de participar voluntariamente em uma causa que realmente acredite com motivação cristã.

[1] Isaías 6:5-8  “Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”

[2] Salmos 51:10-17 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tua justiça. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?