CRISTO E OS FILOSOFOS

CRISTO E OS FILOSOFOS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

 Dia do Filósofo

 Dia Internacional da Tartaruga Marinha

Você mantem algum cadernos com as perguntas que assombram seus pensamentos? É importante prestar atenção pois as respostas podem chegar a qualquer momento. Essa é uma característica do ser humano em desejar saber. As histórias que surgem servem para responder algumas perguntas. Lembra-se de alguma história muito contada em sua família? Pois é sabedoria popular que se põe em ação para explicar tudo o que existe no Universo. Desta forma, surgem os mitos para explicar a origem dos homens, dos sentimentos, dos fenômenos naturais, entre outros.

O mito era considerado uma história sagrada, narrada por uma pessoa escolhida pelos deuses para transmitir oralmente as narrativas. Mas quando resolveram pesquisar esses mitos com a razão humana surgiram os filósofos. A filosofia nasceu na Grécia antiga, no início do século VI a.C.. Pitágoras, criou o termo “filosofia”, juntando as palavras “philos” , que significava amor e “sophia”, conhecimento). Filosofia significa amor, “amor ao conhecimento” do ser humano pelo raciocínio humano.

A filosofia é a atividade que se dedica a compreender, identificar e comunicar a realidade através de conceitos lógico-racionais. Ela abandona e rejeita as explicações dadas pela mitologia e busca por um conhecimento racional que considera seguro.1

.

Alguns até nos impressionam com o entendimento dos comportamentos humanos. No entanto, O Espirito de Cristo declara que a sabedoria do sistema humano de pensar, dessa era, é pura loucura para Deus. Ele promete apanhar cada filósofo nas próprias artimanhas de suas argumentações. O Senhor Deus conhece os pensamentos dos sábios, filósofos que tantas vezes são pura embromação.2

Você e eu precisamos de atenção ao estudar a si em particular e o ser humano em geral guiando-nos pelo conhecimento divino registrado nas Escrituras. Sem isso nossa sabedoria sem as Escrituras é inútil viver em Cristo Jesus nosso Senhor e salvador a quem amamos, certo?

Essa mensagem responde a pergunta: Como surgiu a filosofia e qual seu lugar para a fé de Cristo Jesus?

 Aplicação para sua vida: Ao identificar-se com algum filósofo avalie suas definições e conselhos segundo o Espirito de Cristo registrado nas Escrituras.


1  https://www.todamateria.com.br/origem-filosofia/

2  1 Coríntios 3:19-20 “Porquanto a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios nas próprias artimanhas deles”. 20E mais: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são elucubrações vãs”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?