O NAMORO E A COBIÇA
- Dia do Correio Aéreo Nacional
- Dia dos Namorados
Quando noto alguém diante de uma vitrine da loja de sapato, imagino que está enamorado de um calçado. Ao escolher, avalia o custo do calçado, a beleza, considera as ocasiões para utilizar o calçado e os cuidados para mantê-lo. Para experimentar o tamanho tem a loja. Só caminhará pelas ruas e festas se adquirir o sapato.
Quem cobiça também deseja e se enamora. No entanto quer apenas exercitar seu poder de conquista e depois perde o interesse. O cobiçoso não quer pagar o preço da aquisição com cuidado, compromisso e respeito O cobiçoso quer mostrar para todos não o valor do que adquiriu, mas o seu poder da conquista. O cobiçoso é quem busca significado na vida adquirindo sem se comprometer, quer pertencer ao grupo dos poderosos.
A cobiça é o namoro com o pecado![1] O cobiçoso deseja ardentemente o que não lhe pertence. Não se trata de conseguir algo com o próprio esforço, mas possuir o que é de outrem. O cobiçoso não quer comprometer-se, mas dominar, ostentar mostrando o próprio valor. Quem cobiça namora com o pecado. A cobiça pode te deixar doente, sabia? A ponto de chegar a depressão ou assassinato! A cobiça é irmã mais ativa da inveja.
Cobiçar o que não lhe pertence é disputar poder. Cobiçar é o caminho do pecado pois abandona a justiça, a lealdade, e o cuidado pelo outro.[2] Cada cristão enfrentam tentações sérias e profundas, mas porque não abriga a cobiça no seu íntimo, resiste e experimenta a vitória do amor, comprometido, leal ao outro, a Cristo Jesus e a si.
Se identificar que seu namoro é mera expressão de cobiça pelo que pertence a alguém desista. Busque o que está disponível, cuide, honre na benção de Cristo Jesus.
• Essa mensagem responde a pergunta: O que o namoro pode revelar de suas intenções?
• Aplicação para sua vida: Não se permita dirigir pela cobiça pois não entrega o que promete.
[1] Êxodo 20:17 “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” O nome Êxodo significa “saída”. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.
[2] Tiago 1:13-15 “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” : Apóstolo, provavelmente irmão de Jesus foi escolhido como moderador da igreja de Jerusalém após Pentecostes fala com autoridade e sem presunção nos 108 versículos com 54 mandamentos.