PORTEIRO E O REINO DE CRISTO

PORTEIRO E O REINO DE CRISTO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Nacional de Anchieta
  • Dia da Imunização
  • Dia do Porteiro
  • Dia do Tenista

No seu dia a dia você passa por quantos porteiro? Sim aquelas pessoas que supervisionam a entrada e saída das pessoas em prédios e condomínios? Eles recebem a correspondência e encaminham os entregadores. Você conhece algum pelo nome? Com quantos você diz mais do que apenas “bom-dia”, “boa tarde”, e “boa noite”? Eu sei que a vida é corrida. No entanto quando você recebe alguma atenção especial de algum cliente ou de alguém que serve não lhe faz bem?

O porteiro e até controladores de acesso zelam pela sua segurança, já pensou? Ainda que sejam substituídos por porteiros eletrônicos, nos prédios, não deixam de ser pessoas, seres humanos.[1] Ainda vejo os vigilantes que nos bairros mais ricos ficam em guaritas como porteiros da rua.

Como em qualquer atividade profissional há porteiros dignos e porteiros indignos. Nem sempre reconhecidos em contatos superficiais. Mas até na narrativa bíblica você encontra diversas menções de porteiros.[2] O Espirito de Deus, o porteiro divino que abre o coração dos pecadores ao chamado de Cristo.[3]

“Mas o mercenário, e o que não é pastor, não é porteiro, as ovelhas não são dele. Quando vê o lobo aproximar-se abandona as ovelhas e foge. Então o lobo as arrebata e espalha as ovelhas.”[4]

Cuidar do próximo, de sua segurança com respeito e amor á sua privacidade é uma expressão de amor na igreja de Deus, na comunidade dos discípulos de Cristo Jesus. O individualismo não deve ser combatido com intromissão na vida alheia ou invasão de privacidade. O respeito e gentileza são ferramentas bem utilizadas na comunidade cristã, na igreja de Cristo Jesus.

Podemos entender o porteiro, nos evangelhos como os pastores que cuidam das ovelhas de Cristo Jesus ou mesmo com o Espirito  Santo que confirma no coração de cada pecador perdoado sua filiação divina. Qual é seu entendimento dessa passagem, dessa realidade cristã?

  • Esta mensagem responde a pergunta: O que a pessoa e função do porteiro ilustra para a vida como discipulo de Cristo Jesus?
  • Aplicação para sua vida: Os pastores e líderes cristãos estão no lugar semelhante a porteiros das comunidades cristãs. Conheça, acompanhe e compreenda as implicações espirituais que o Espirito divino orienta.

[1] João 18:17 “Então a porteira disse a Pedro: Não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele: Não sou.” : Este evangelho escrito entre  80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[2] 2 Crônicas 23:19 “E pôs porteiros às portas da casa do Senhor, para que nela não entrasse ninguém imundo em coisa alguma.” Este livro abrange o mesmo período que 2Reis, mas com ênfase em Judá, o reino do Sul, e seus governantes.

[3] Veja Apocalipse 3: 8 .”Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Escrito pelo discípulo e apóstolo João, já velho e exilado por volta de 95 d.C. encoraja os cristãos perseguidos e para firmá-los na confiança de que Deus cuidará deles.  Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu.

[4] João 10:12 Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?