PARE DE ENGOLIR CAMELOS!

PARE DE ENGOLIR CAMELOS!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Continental do Seguro

Não se deixe aborrecer com o que vou lhe dizer. De fato, a exortação é muito forte. Pode até parecer ofensiva. Note que foi Jesus quem fez a acusação, primeiramente dirigida aos escribas e fariseus, os líderes religiosos de seus dias. Ele disse o seguinte: “Vocês são guias cegos, que coam o mosquito e engolem o camelo!”1.Ele fez essa afirmação diante daqueles líderes comparando-os a pessoas que guiam outras, mas são cegos. Eles conseguiam identificar um mosquito na bebida, mas deixavam o camelo para ser engolido. Pessoas que deixavam passar grandes erros e ficavam implicando com situações pequenas.

O que isso tem a ver com você? Se você, em público, se mostra com muito escrúpulo mas às ocultas, faz o que bem entende, quebrando os mandamentos de Deus – isso é coar mosquito e engolir camelo. Você pode continuar a coar mosquito, mas precisa parar de engolir camelo; é muito melhor parar também de coar mosquito. Assim, pelo menos você não comete o terceiro pecado, que é o mais grave de todos, o pecado que Jesus não suporta: a hipocrisia. Verifique, você mesmo, o contexto em que aparece essa palavra acusatória de Jesus aos que o rodeavam para ouvi-lo. Do princípio ao fim do discurso, Jesus está deplorando a hipocrisia.

Hipocrisia é devorar as casas das viúvas e para justificar, fazer longas orações. Hipocrisia é dar o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e ao mesmo tempo, negligenciar os preceitos mais importantes da lei. Hipocrisia é limpar o exterior do copo e deixá-lo por dentro cheio de sujeira.

Jesus foi muito duro pois aqueles a quem ele dirigia tais palavras tão duras eram lideres religiosos do povo de Deus, os judeus. Jesus não escondeu o que faziam. Quem se arrepende diante de Deus é recebido por Cristo Jesus.

Tenha coragem. Exercite sua determinação. Pare de engolir camelos!2

Essa mensagem responde a pergunta: Como Jesus falou com os líderes religiosos que ensinavam valores morais e espirituais que na verdade eles prórios não obedeciam?

Aplicação para sua vida: Você consegue identificar an sua vida algum traço de hipocrisia nos valores que defende e apregoa?


1  Mateus 23.24

2  A mensagem que você acabou de ouvir faz parte do livro EM LETRAS GRANDES da autoria do Pr. Elben Lenz César, diretor presidente da Editora Ultimato. Acesse www.ultimato.com.br e conheça a editora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?