VOCÊ E SUAS MÚSICAS TERAPÊUTICAS

VOCÊ E SUAS MÚSICAS TERAPÊUTICAS

Você já tem o seu repertorio de musicas  para quando vai trabalhar, músicas para quando vai estudar, musicas para quando quer relaxar? Pois é, esse é o pequeno universo da utilização terapêutica da música.

Os musico terapeutas, quer dizer terapeutas que usam a música, trabalham com uma grande variedade de problemáticas. Incluem-se pessoas com dificuldades motoras, autistas, com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, gestantes e idosos.

O trabalho musicoterápico pode ser desenvolvido dentro de equipes de saúde multidisciplinares, em conjunto com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores que ajudam no tratamento da musicoterapia.  Recentemente, uma das maiores aplicações de sucesso reconhecido da musicoterapia tem sido o tratamento da dor crônica e estresse pós-traumático.

Não subestime os efeitos da música para a sua vida, seus estados emocionais. A musicoterapia beneficia, especialmente pessoas deprimidas, com problemas antissociais e perturbações da relação e da comunicação. Sim os sons e ritmos tocam nosso cérebro, causam descargas hormonais no organismo. Quando devidamente utilizada a música contribui para melhorar o bem-estar do corpo, da alma e do espírito nos momentos cívicos, nos rituais religiosos, festivos e até em rituais fúnebres.

O primeiro musico terapeuta de que tive notícia foi de um jovem arpista, tocava harpa,  para acalmar o rei que passava por momentos de depressão[1]. Um rei perturbado pela culpa, medo, remorso de um grave erro cometido.  Por isso você precisa considerar a importância da música para cada um dos momentos de sua vida. O ritmo, a melodia, os instrumentos a letra, se for cantada, cada um desses elementos faz com que a música traduza condições que tantas vezes você não consegue colocar em palavras. Ela pode ser um canal de sentimentos.

Louve a Deus Pai por mais esse canal de benção para sua existência. Utilize a música para os outros levando em conta não somente suas preferências, mas também a necessidade dos outros. Esse é um princípio da fé de Cristo Jesus. [2] Preste atenção ás músicas da sua vida. Então identifique e prepare o seu repertório pessoal de música para os diversos momentos de sua alma, corpo e espírito. Combinado? Até a próxima!

  • Esta mensagem responde á pergunta: O que você sabe sobre os efeitos terapêuticos da música?
  • Tarefa para hoje: Identifique e reúna suas músicas preferidos para cada momento de sua vida e utilize-as quando necessário. Inclua esse projeto em sua vida!

[1] 1 Samuel 16:23 “E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.”

[2] Filipenses 2:4,5 “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,”

Faça o download da Mensagem aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?