PARA QUE SERVE O TRABALHO?
- Fundação da Organização Internacional do Trabalho
Você já percebeu qual é a importância do trabalho para você? Sem dúvida é com o trabalho que você recebe os recursos para não apenas pagar as contas, adquirir seus bens materiais mas também exercitar suas capacidades? É no trabalho que você encontra os desafios e exercita sua capacidade de pensar, tomar decisões, encontrar soluções, construir projetos e aprender a lidar com gente. Percebe porque trabalhar acaba por dar razões para sua vida e contribui na construção da sua identidade como pessoa e também seu modo de sentir a vida.
Será então que o trabalho, seja ele qual for, é a razão básica do ser humano criado a imagem e semelhança de Deus Pai? Quando Deus tirou seu povo da escravidão no Egito deu-lhes a diretriz de descansar depois de seis dias de trabalho.[1]
A natureza rebelde do ser humano distorceu essa diretriz a ponto de considerar pecado até mesmo uma boa ação para o ser humano. Então Jesus lembrou: “Meu Pai trabalha até agora e eu… trabalho também”.[2] Desde então o Espirito de Deus revela: “Quer você coma, beba ou realize qualquer outra tarefa faça-a de modo a revelar esse “descanso” divino no seu íntimo, na sua vida[3] e não apenas em um dia da semana. Nisso consiste o trabalho que glorifica a Deus.
Notou como seu trabalhar se torna uma extensão de seu culto ao Criador e não apenas sua preocupação com a realização pessoal ou em função do sustento para sua vida? O trabalho foi criado como mais um meio de expressão da sua humanidade, e não como a razão única da sua existência. Note como em Cristo Jesus a dignidade divina torna você mais importante que o seu trabalho.
Inclua no seu descanso esse elemento de adoração e comunhão com Deus pela fé de Cristo Jesus.
- Esta mensagem responde á pergunta: Você foi feito para o trabalho ou o trabalho foi criado para você?
- Tarefa para hoje: É preciso exercer a fé de Cristo Jesus para descansar, realmente um dia na semana na comunhão com Deus Pai pela fé de Cristo Jesus.
[1] Êxodo 20:8-11 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
[2] João 5:16-18 “E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.”
[3] Quer comais, quer bebais…