DEUS DOS EXERCITOS

DEUS DOS EXERCITOS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Engenheiro Metalúrgico

• Dia da Engenharia Militar

 • Dia do Exército Brasileiro

O que você pensa e sente quando vê o exército brasileiro desfilando pelas estradas ou em ação em algum lugar? Agora é possível ver mobilização de exércitos da Ucrânia, da Rússia, dos Estados Unidos da América do norte e de tantos outros países

Na narrativa bíblica você encontra o relato de várias guerras. Chama a atenção na leitura do Antigo Testamento, a primeira parte das Escrituras sagradas a expressão “Deus dos Exércitos” ou “Senhor dos Exércitos”[1] Os livros proféticos tem como temática o próprio Deus falando com seu povo. Essa expressão é encontrada com frequência.

O significado exato da palavra “exércitos” dependerá de seu contexto. Ele é o Senhor dos exércitos dos céus e dos habitantes da terra, dos judeus e gentios, dos ricos e pobres, mestres e escravos. O nome expressa a majestade, poder e autoridade de Deus e mostra que Ele é capaz de realizar o que determina a fazer.

No Novo Testamento, esse título é citado pelo apóstolo Paulo, citando o profeta Isaias.[2] Tiago foi o outro escritor neotestamentário que utilizou esse título para se referir a Deus.[3]

Essa expressão indica que o exército celestial está constantemente pronto para obedecer às ordens de Deus[4] Ele é o único que governa sobre tudo e sobre todos. Portanto, nosso Deus é soberano sobre todos os poderes terrestres e celestiais. Guerrear contra o Senhor dos Exércitos é loucura!

Na Escritura Sagrada há uma convocação: “Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra! Bendizei ao Senhor, vós todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais a sua vontade!”[5].Percebeu trata-se de uma declaração que aponta para Deus como o Comandante Supremo do Seu povo, indica aquilo que acalanta nosso coração: Deus está no Comando!

  • Essa mensagem responde à pergunta: Como você encara a expressão bíblica “Deus dos Exércitos” quando Jesus fala tanto em paz?
  • Aplicação para sua vida: Você precisa, nos dias de hoje, compreender que Deus não perde qualquer atributo de justiça, santidade, verdade e de julgamento, mesmo na sua expressão de amor.

[1] Ageu 2:9 “A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos exércitos.”

[2] Romanos 9:29, Isaías 1:9 “E como antes dissera Isaías: Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, teríamos sido feitos como Sodoma, e seríamos semelhantes a Gomorra.”

[3]  Tiago 5:4 “Eis que o salário que fraudulentamente retivestes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos clama, e os clamores dos ceifeiros têm chegado aos ouvidos do Senhor dos exércitos.”

[4]  Salmos 89:5-8; 148:2; Mateus 26:53 “Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. Ou pensas tu que eu não poderia rogar a meu Pai, e que ele não me mandaria agora mesmo mais de doze legiões de anjos?”

[5] Salmos 103:20,21 “Bendizei ao Senhor, vós anjos seus, poderosos em força, que cumpris as suas ordens, obedecendo à voz da sua palavra! Bendizei ao Senhor, vós todos os seus exércitos, vós ministros seus, que executais a sua vontade!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?