VITÓRIAS NAS BATALHAS DA ITÁLIA
Dia Internacional da Língua Materna(UNESCO)
Dia da Conquista do Monte Castelo (1945)
Data Festiva do Exército
O que você sabe a respeito da história do Brasil? Vou lhe contar uma passagem. Nos anos da segunda guerra mundial o Brasil enviou a força expedicionária Brasileira para a Itália. A conquista do Monte Castelo rompeu uma linha de defesa dos países do Eixo: Alemanha, Itália e Japão
O Destacamento FEB já estava em operações na região do Rio Sercchio, onde colheu as primeiras vitórias para as tropas brasileiras. Desta fase, sobressaem a ocupação de Camaiore, Monte Prano, Fornaci e Barga, gloriosos e indeléveis marcos da campanha da FEB na Itália.
O último ataque foi ao Monte Castello, elevação dominante à frente das linhas brasileiras. Após 12 horas de violentos combates, agravados pelo terreno escarpado e pelo frio do inverno na cordilheira, elementos do 1º Batalhão de Infantaria atingiram o topo do monte. Finalmente, aquela foi a conquista do objetivo e o triunfo final das armas brasileiras na Itália.
Aqueles mesmos soldados, que juraram morrer pela Pátria, se preciso fosse, levaram esse compromisso às últimas consequências. Um terço das força brasileira tombou em combate. Foram disciplinados, cumpridores do seu dever, destemidos, verdadeiros heróis que lutaram por um mundo melhor de liberdade e democracia para todas as nações, inclusive para o Brasil.
Jesus diz para cada cristão: “Sê fiel até mesmo diante da morte e dar-te-ei a coroa da vida.”1 O que você pode entender dessa realidade? Nenhum cristão, repito, nenhum cristão está em um pic-nic no Jardim do Eden da igreja ou no parque de diversão do cristianismo no mundo.2 A coroa de vida, a recompensa, é de vida e não de mera morte gloriosa. A morte será vencida, ela será derrotada no final da história. É a convicção cristã que precisa sustentar você na conquista de cada “Monte Castelo”, em cada batalha, pela fé dada aos santos, pelos que foram separados para Deus em Cristo Jesus. Você já vive essa fé?
· Essa mensagem responde à pergunta: Até onde vai o soldado no cumprimento do seu dever?
· Aplicação para sua vida: Jesus revelou até onde seu discipulo vai no amor a eEle.
1 Apocalipse 2:10”Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”
2 Hebreus 11:32-40 “E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.”