CRISTO OS ÓRFÃOS E A RODA DOS EXCLUIDOS
Em Jerusalém dos dias de Jesus havia um depósito de lixo em um vale do lado de fora da cidade. Ali era jogado e queimado o lixo. Bebês não desejados também eram jogados ali e morria de fome ou no fogo que ali sempre estava queimando alguma coisa.
A partir de 1198 as primeiras rodas de enjeitados foram usadas na Itália ; O Papa Inocêncio III decretou que estes deveriam ser instalados em casas de crianças rejeitadas para que as mulheres pudessem deixar seus filhos em segredo em vez de matá-los. Até então era, uma prática claramente evidente pelos numerosos bebês afogados encontrados no rio Tibre. Essa “roda dos enjeitados” ou “roda dos exluidos” consistia em um cilindro colocado verticalmente na parede externa do prédio, mais ou menos como uma porta giratória. As mães colocavam a criança no cilindro, giravam-no para que o bebê ficasse dentro da casaa e depois tocavam uma campainha para alertar os cuidadores. Assim surgiram muitos orfanatos principalmente no ocidente pela influencia da fé cristã.
Hoje no século 21 exitem em diversos países um sistema melhor desenvolvido para que a criança seja deixada com vida.[1] Esta é a opção para aquelas mulheres que não se utilizam do aborto para se livrar da criança.[2]
Assim o Deus e Pai de Cristo Jesus inspira pessoas das mais diversas raças para dar aos órfãos uma oportunidade de vida e não de morte.[3] Apesar dos iniciais esforços para diminuir a população do planeta os métodos indignos encaram seres humanos apenas como uma massa de carne[4]. No entanto o Espirito de Cristo continua oferecendo condições, das mais diversas para os órfãos abandonados.
Rejeitar o evangelho de Cristo Jesus é mais um esforço humano, maligno e mentiroso. para justificar o aborto e destruir a familia. Os órfãos e abandonados precisam de acolhimento porque Deus cuida dos órfãos.
- Esta mensagem responde á pergunta: O que é e para que serve”a roda dos excluídos”?
- Aplicação para a sua vida: Tenha em sua lista de oração as oportunidades á sua volta, no cuidar com a criança abandonada cooperando com os serviços e pessoas disponíveis ao acolhimento.
[1] https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/06/120626_roda_europa_crescimento_lgb e https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2020/09/28/escotilhas-para-bebes-uma-solucao-para-abandono-de-criancas-na-malasia.htm
[2] A primeira “roda dos excluídos” mencionada na bíblia está em Exodos 2:3 “Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.”
[3] Salmos 68:5 “Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo.” O livro de Salmos é composto de cento e cinqüenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C.
[4] Salmos 94:6 “Matam a viúva e o estrangeiro, e ao órfão tiram a vida.”