O AMOR QUE ABRAÇA A JUSTIÇA

O AMOR QUE ABRAÇA A JUSTIÇA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Internacional do Amor
  • Dia da Amizade

Quais são as reações de quem ama alguém que comete erro? O amor descrito na narrativa cristã e bíblica diz:  O amor nunca desiste. O amor se preocupa mais com os outros que consigo mesmo. O amor não quer o que não tem. O amor não é esnobe, Não tem a mente orgulhosa, Não se impõe sobre os outros, Não age na base do “eu primeiro”, Não perde as estribeiras, Não contabiliza os pecados dos outros, Não festeja quando os outros rastejam, Tem prazer apenas no desabrochar da verdade, não da mentira, Tolera muitos comportamentos, Confia sempre em  Deus, Sempre procura o melhor de Cristo para o próximo, Nunca olha para trás, Mas prossegue até o fim.  O amor nunca morre.[1] Estas são as atitudes do amor inspirado pelo Espirito do Deus e Pai de Cristo Jesus.

E o discurso de ódio tão mencionado atualmente? Hoje a liberdade de expressão e discurso de ódio criam embaraços no relacionamento humano e na vida pública. O discurso de ódio é considerado um tipo de violência verbal, e a sua justificativa é  a intolerância. Quando se fala de intolerância, está  ligadas a aspectos de crença, classe social, cor/etnia, gênero, identidade, orientação sexual.

O amor não se alegra com a injustiça, pelo contrário procura promover a verdade. O amor as pessoas continua ainda que não sejam aprovadas nos erros que destroem sua  dignidade. O cristão ama mesmo quem o considera inimigo. Reprovar ou denunciar o erro é expressão amor e cuidado e não de ódio.[2]

Deus mesmo odeia o pecado mas não o pecador. Deus amou o ser humano de tal maneira que entregou seu Filho Único  á morte. Quem recebe a Cristo Jesus é reconciliado com Deus Pai e recebe as condições para viver em novidade de vida mesmo na imperfeição.[3]

  • Esta mensagem responde á pergunta:  O que é descrito pelo Espirito de Cristo quanto ao caráter do amor?
  • Aplicação para a sua vida: O amor humano precisa do caráter divino para expressar-se de modo digno para consigo e com o próximo.

[1] 1 Coríntios 13:4-8 “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha” Entre 55 a 57 d.C., o Apóstolo Paulo  responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.

[2] Mateus 5:44  “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;”

[3] João 3:16  “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?