DAR CONTA DE TUDO QUE FALA

DAR CONTA DE TUDO QUE FALA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763)
  • Dia do Orador
  • Quando você liga a tv, o rádio e acessa a internet é possível perceber quanta gente está falando exatamente agora! E quem tem ouvidos para ouvir tudo isso? São sugestões tão contraditórias. Cada uma fala do que está no seu íntimo. Cada um desejando que alguém lhe ouça. Eu estou consciente de que para você me ouvir agora precisou “calar muitas vozes” dentro e fora de sua cabeça. Nesse momento tenho o privilégio de falar e você me ouvir. NO entanto tenho, como orador, uma responsabilidade, diante de Deus diferente da sua ao me escutar. Sabe por quê?

Para os gregos da antiguidade o orador, quem falava, precisava convencer seus ouvintes, pois a verdade estava em jogo. Já para os romanos, o orador precisava somente impressionar os ouvintes e não necessariamente convencê-los, pois o império não admitia discussão.

Seus simples comentários na roda de seus amigos e familiares, levam pessoas a tomar atitudes[1]. Elas são responsáveis pelo que fazem das informações que ouvem de você, mas você, como eu, é responsável pelo que diz, no momento e do modo como diz[2]. Tragédias aconteceram ou foram evitadas por causa das palavras ditas.

Jesus disse: “... eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados”.[3] As palavras inúteis, que não refletiam a realidade divina revelada por Cristo Jesus serão contabilizadas. Esta realidade não quer assustar você ou a mim, mas nos mostrar a importância dessa capacidade humana de falar, de se comunicar para a glória de Deus.[4] Vamos celebrar o dia de hoje falando a verdade em amor com os que estão a nossa volta!

•             Essa mensagem responde à pergunta: Você sabe que o Deus e Pai de Cristo Jesus responsabiliza aqueles que pregam e dão palestras?

•             Aplicação para sua vida: Não proibição divina para quem prega ou dá palestras, para quem fala, mas responsabiliza cada um pelo que diz, pelo que semeia nas mentes, corações e vidas.


[1] Efésios 4:25 “Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.”  Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C.  enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.

[2]  Colossenses 3:8-10 “Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.   Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,  E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;”

[3]  Mateus 12:36-37 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[4] Colossenses 4:6 “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?