DE QUE DEUS RI!
- Dia Internacional do Riso
Você já riu de que hoje? Uma piada? Um fato engraçado? O riso nos descontrai, quebra a tenção. Quem já não riu nessa vida? Já ouvi gente séria criticando quem sorria em uma certa situação. O que faz você rir?
Deus sorri, sabia? Um dos trechos onde mais se nota a descrição do riso divino está registrado assim : ” Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Arrebentemos os compromissos com Deus Criador, e sacudamos de nós as suas alianças. Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Trama o ímpio contra o justo e contra ele ringe os dentes. Rir-se-á dele o Senhor, pois vê estar-se aproximando o seu dia… Eis que eles dão gritos com as suas bocas; espadas estão nos seus lábios, porque, dizem eles: Quem ouve? Mas tu, Senhor, te rirás deles; zombarás de todos os que rejeitaram ser povo teu”[1]
Notou do que Deus ri? Enquanto o ser humano, frágil, incrédulo levanta seus punhos contra o Criador, rejeita as ofertas divinas de reconciliação, afirmando independência, Deus ri. Não encontramos o Senhor Jesus rindo apenas expressando sua alegria. Temos duas menções da alegria de Jesus: A primeira com o retorno dos setenta discípulos relatando o sucesso da evangelização nas aldeias.[2]
A outra ocasião oficial romano pedindo a cura de seu servo, reconhecendo a autoridade de Jesus e a própria indignidade para recebe-lo em casa.[3] Se Deus rí, Jesus expressa gigantesca alegria diante do que presencia na vida de pessoas que se achegam a ele.
Somente Deus o insultado, o desprezado pode rir, pode ter essa reação. A mim e a você cabe a reação de Jesus, grande alegria pelos que revelam a fé no Cristo Jesus do Evangelho da paz. Rimos nessa alegria!
- Essa mensagem responde à pergunta: Como Deus reage ás ofensas orquestrada por governos contra ele e seu Ungido, e como Jesus reage quando seu evangelho é anunciado com justiça?
- Aplicação para sua vida: Deus ri da rebelião humana e depois lhe mostrará seu poder no devido tempo, depois de sujeitar a todos sob o domínio do seu Messias. Você tem prontidão para essa revelação?
[1] Salmo 2:1-4; Leia também Salmos 37:12-13; e Salmo 59:7-8
[2] Lucas 10:21 NTLH “Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse: Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.”
[3] Mateus 8:10 “Surpreso (alegre), Jesus declarou: “Ainda não vi esse tipo de fé singela em Israel, o povo que deveria saber como Deus atua. Este homem é o início de muitos estrangeiros que logo virão de todas as partes do mundo — do Oriente e do Ocidente — para participar do banquete do Reino de Deus com Abraão, Isaque e Jacó. Já os que cresceram ‘na fé’, mas nunca a tiveram de fato, ficarão do lado de fora, isolados da graça, perguntando o que aconteceu”