QUANDO DEUS DEMORA A JULGAR
Outro dia ouvi alguém dizer que o Deus de Israel era apenas uma divindade local, de um povo apenas. Eu não tinha considerado essa questão. Então entendi por quais razões a narrativa bíblica menciona vários povos sendo destruídos diante do povo de Israel. Tratava-se do juízo divino sobre aquelas nações. Ainda que Israel constantemente se afastasse de Deus e era disciplinado por Deus através de outros povos pagãos.
Um exemplo conhecido foi Nínive, a capital do império sírio. Primeiro receberam o anuncio do profeta Jonas que contra a própria vontade anunciou o que Deus lhe mandara.[1] A cidade arrependeu-se e foram salvos em 760. No entanto um segundo profeta, chamado NAUM[2] proclamou, desta vez, sem ir até lá, em 663 que que o povo seria destruído de modo exemplar. E por fim ainda outro profeta Sofonias em 625 anunciou novamente a destruição que ocorreu finalmente em 612.
Você já não se deparou com o pensamento de que Deus demora muito para tomar providencias contra o erro? Já foi dito que Deus nao tem pressa em castirgar pois dá oportunidade para o arrependimento[3]. Você sabia?
Quem de nós deseja ver a injustiça ser castigada, a mentira exposta e nua diante da verdade? No entanto Deus, em toda sua revelação, registrada na bíblia diz que não está surdo ou cego que não veja o que acontece.[4]
Nínive, a capital do grande e império assírio. Era o centro da civilização e comércio do mundo. Era uma “cidade sangrenta cheia de mentiras e roubos”[5] Essa é mais uma prova de como Deus de Israel é também o Deus para outros povos ainda que não fosse reconhecido como tal.
Hoje Deus dá a você e também aos seus inimigos tempo para arrependimento. Já avaliou a situação presente por essa perspectiva?
- Essa mensagem responde à pergunta: Você já não considerou Deus demorado demais paraq agir contra a injustiça?
- Aplicação para sua vida: Tenha claro que embora pareça demorada a justiça divina vemm e ainda virá com reflexos para toda a eternidade.
[1] Jonas 1:1-3 “E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis” Jonas não queria pregar para a gente de Nínive, que era inimiga de seu próprio país. Quando, finalmente, levou a mensagem enviada por Deus, seus habitantes se arrependeram
[2] https://www.apologeta.com.br/livro-de-naum/
[3] Ezequiel 33:11 “Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?” A mensagem de Ezequiel foi dada aos judeus cativos na Babilônia (592-570). Ezequiel usou histórias e parábolas para falar do juízo, da esperança e da restauração de Israel.
[4] Isaías 59:1,2 “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”
[5] Naum 3:1 Naum(663-612 a.C.) anunciou que Deus destruiria o povo de Nínive por sua crueldade na guerra.