NÃO DIGA “BEM-FEITO” PARA O INIMIGO!

NÃO DIGA “BEM-FEITO” PARA O INIMIGO!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

“Bem feito, mereceu!” Alegrar-se com os prejuízos e, misérias de algum inimigo é saboroso  ao coração humano. O ser humano tem algumas reações tão espontâneas que só depois percebe o que expressou.

Através do profeta Obadias, Deus Pai anuncia a disciplina que virá sobre o povo edomita dizendo: “Mas tu não devias ter olhado com prazer para o dia de teu irmão, o dia da sua calamidade; nem ter-te alegrado sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína; nem ter falado de boca cheia, no dia da angústia.”[1]  “Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça.”[2]

O profeta Obadias  escreve o menor livro do Antigo Testamento. Usa apenas 21 versículos para avisar o povo descendente de Esaú, irmão gêmeo de Jacó, de que suas injustiças não ficarão impunes. Os edomitas, por diversas vezes, apesar do parentesco com Israel não só recusaram ajuda nas diversas dificuldades de Israel como e uniram-se a inimigos para destruir o povo de Jacó. E tantas vezes disseram: “Bem-feito , mereceu Israel”

“Puxa, mas a gente não pode fazer nada! Tudo Deus condena!” Essa é a situação em que o ser humano se encontra: completamente desafinado do seu Criador.[3] Tem um prazer natural pelo mal dos inimigos. Privilegia os amigos até ao ponto da corrupção e injustiça. É exatamente essa condição humana da qual Deus Pai o Criador resgata a raça humana.

O Deus de amor é de justiça também. Por isso Jesus orienta os cristãos a amar seu inimigo, abençoá-lo e não amaldiçoá-lo. Crer no Deus e Pai revelado por Cristo Jesus implica em identificar as práticas maléficas e troca-las por abençoar os inimigos quando eles passarem por dificuldades. Você tem prontidão para isso?

  • Essa mensagem responde à pergunta: Como Deus Pai, no antigo Testamento na bíblia trata os povos que disseram “bem-feito” quando os filhos do próprio Criador são disciplinados ou passam por dificuldades?
  • Aplicação para sua vida: Também os filhos de Deus fazem bem não dizer “bem-feito” quando Deus julga os ímpios.

[1]  Versículo 12 Abadias profetizou o juízo sobre Edom,( Descendentes de Esaú, gêmeo de Jacó) um país vizinho de Israel.(841 OU 586 A.c.)

[2] Versículo 15 Ibidem

[3] Romanos 3:10-17 “Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer”. “Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam”. “Veneno de serpentes está em seus lábios”. “Suas bocas estão cheias de maldição e amargura”. “Seus pés são ágeis para derramar sangue; ruína e desgraça marcam os seus caminhos, e não conhecem o caminho da paz”. Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.”  Referência a s palavras do profeta Miquéias 7:2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?