ABENÇOAR OU DIFAMAR, INJURIAR E CALUNIAR

ABENÇOAR OU DIFAMAR, INJURIAR E CALUNIAR
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Atleta Profissional

Surpresas surgem a cada dia. Reputações, patrocínios, liberdades, opiniões são afetadas, feridas por avaliações feitas por alguém, não é verdade? Isso acontece nas mais diversas áreas da vida. Até mesmo atletas profissionais, só para citar um exemplo, não escapam de sofrer perdas ao expressarem suas opiniões. Deixam de ser meras pessoas por  representarem com seu desempenho profissional o símbolo de uma empresa, de uma ideia de algum patrocinador ou mesmo de fãs. A perda de patrocínio é o prejuízo causado a muitos atletas profissionais quando envolvidos em CALÚNIA”,   a DIFAMAÇÃO, e a INJURIA .

Calúnia é uma declaração ou representação falsa sobre outra pessoa com a intenção de prejudicar a reputação dessa pessoa. Pode ser oral, escrito ou comunicado de qualquer outra forma nas redes sociais.

Visto que calúnia é uma declaração falsa sobre alguém que prejudicará sua reputação, ela precisa ser provada como verdadeira para ser considerada calúnia. Calúnia também é mais do que apenas dizer algo ruim sobre alguém; precisa ser dito com a intenção de prejudicar sua reputação.

Difamação é quando alguém cria uma má fama para outra pessoa, prejudicando assim a reputação desta. No Código Penal Brasileiro, a difamação é crime definido pelo ato de desonrar alguém divulgando informações a respeito da outra, gerando descrédito de sua imagem pública.  A difamação é um abalo da moral de outro, e é qualificada como um dos crimes contra a honra, junto com a injúria e a difamação.  Quando afirmaram que Jesus expulsava demônios pelo poder de Belzebu, isso foi uma calúnia.

Uma injúria consiste em um  insulto. Trata-se  de um ataque pessoal ou uma expressão de desprezo ou ridículo. Os apelidos, as ridicularizações de algum traço físico, de raça , religião ou origem geográfica envolve a injúria, o bullying. Jesus esclareceu o seu povo com as seguintes palavras: Chame um irmão de “idiota” e você   corre o risco de parar num tribunal. Chame sua irmã de “burra”, e estará no limiar do inferno. O simples fato moral é que palavras matam [1] Notou como os xingamentos tem implicações espirituais para os que andam e amam o Senhor Jesus?[2] Preste atenção!

  • Essa mensagem responde à pergunta: Quais as implicações espirituais da calúnia, difamação e injúria?
  • Aplicação para sua vida: O cuidado ao se dirigir a qualquer ser humano tem implicações no seu relacionamento com Deus pela fé de Cristo Jesus. Não descuide!

[1] Versão A mensagem de Eugene Peterson.  Mateus 5:22  versão Corrigida Fiel   “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[2] Mateus 12:35-37 “O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.” Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?