CAMALEÃO E AS SUAS EMOÇÕES

CAMALEÃO  E AS SUAS EMOÇÕES
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante
  • Dia da Liberdade
  • Dia das Saudações
  • Dia do Homeopata
  • Dia Mundial da Televisão

Você já viu, pessoalmente, um camaleão? Eu pensava que  o camaleão mudava de cor para se camuflar. Fiquei sabendo que não é verdade. As mudanças de cor, no camaleão dependem da temperatura, da luminosidade e das emoções que sentem, como medo ou fome. Eles também usam as mudanças de cor para comunicar-se entre si.   As cores habituais do camaleão são verde, amarelo e marrom-escuro.

E você consegue esconder suas emoções? Tem gente que fica vermelha de vergonha. Ouras ficam roxas de raiva. Há quem fique pálida diante do medo. Eu ainda não consigo esconder algumas emoções. Há situações que qualquer um percebe que estou irado. Aí está uma reação diferente de pessoa para pessoa. Há culturas e povos que conseguem disfarçar bem suas emoções e outras não.

É comum considera-se a raiva como uma emoção egoísta e destrutiva. No entanto, o fato de que Jesus algumas vezes ficou irritado, indica que a raiva em si, como uma emoção, é da natureza humana. Como está registrado no Novo Testamento. “Quando vocês ficarem irados, não pequem” e não deixem que o sol se ponha sobre a sua ira. A ordem não é para “evitar a ira” (ou suprimi-la ou ignorá-la), mas aprender a lidar com ela.[1] É certo lembrar que uma pessoa irada facilmente comete erros.[2]

Quando Jesus expulsou os cambistas e vendedores de animais do Templo, Ele demonstrando muita emoção e raiva.[3] A emoção de Jesus foi registrada  como “zelo” pela casa de Deus[4]. Sua raiva era contra a profanação do lugar reservado, por Deus para o que não eram judeus pudessem orar. O comércio religioso tomou o lugar indevido Jesus mostrou raiva outra vez na sinagoga de Cafarnaum. Quando os fariseus se recusaram a responder às perguntas de Jesus, “Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa dos seus corações endurecidos…”[5].

Suas emoções são expressões saudáveis da natureza humana, no entanto controlá-las e dirigi-las para ações construtivas é responsabilidade sua. Você precisa aprender isso! Você quer?

  • Essa mensagem responde à pergunta: Você se sente com culpa quando muda de cor como o camaleão?
  • Aplicação para sua vida: Lide com sua ira segundo o conselho divino. Esse aprendizado lhe fará bem!

[1] https://www.gotquestions.org/Portugues/Jesus-raiva.html

[2] Tiago 1:20 “Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.”

[3] Referências em que Jesus demonstra sua ira.Mateus 21:12-13, Marcos 11:15-18, João 2:13-22

[4] João 2:17 Este evangelho escrito entre  80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[5] Marcos 3:5 Os (Pais da igreja) fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 d.C.  .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?