SEPARAÇÃO ENTRE O ESTADO E A RELIGIÃO

SEPARAÇÃO ENTRE O ESTADO E A RELIGIÃO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia da Proclamação da República

Não me diga que você desconhece como aconteceu a separação entre o estado e a religião no Brasil? O processo não foi simples, mas finalmente firmou-se depois de 100 anos

 A separação se revelou quando o Vaticano, na pessoa do Papa ordenou e foi obedecido por vários bispos brasileiros. A diretriz proibia a participação de maçons em qualquer ordem religiosa católica. Esse foi um dos conflitos entre Dom Pedro II e os religiosos católicos que contribuiu, entre outros fatos, políticos e militares  para a Proclamação da República em 1889. [1] Até então  a igreja católica apostólica romana tinha a preferência religiosa no Reino do Brasil. Com a Proclamação da República toda religião ganha liberdade de expressão pois o Estado não estava mais submisso a orientação de bispos no Brasil embora como todas as religiões manifestar seu parecer na vida civil.

O Estado laico não proíbe a conversa pacífica entre as religiões praticadas no país em busca de consenso e valores que prezem pelo bem comum da nação. Isso exige que cada cidadão participe com respeito de diálogos políticos e religiosos ao invés de delegar todos esses trabalhos somente aos políticos eleitos.

O ensino religioso nas escolas apresenta as bases doutrinárias de cada religião promovendo o respeito a pluralidade. Por isso o ensino religioso na escola é livre: o aluno pode ou não participar conforme escolha dos pais.

O Estado laico não proíbe a discussão religiosa, mas promove o conjunto das religiões.  Tanto o cristianismo católico, como protestante ou pentecostal tanto quanto as diversas vertentes dos cultos afro-brasileiros, Islâmicos e orientais. Então informe-se, participe com respeito e educação das conversas esclarecendo seus valores espirituais. Permita que outros conheçam como você pensa e vive. O cristão tem valor como cidadãos do céu e dentro do país onde vota, paga impostos e respeita as leis.[2]

  • Essa mensagem responde a pergunta: Será proibido apresentar as razões de sua fé na esfera pública de sua vida?
  • Aplicação para sua vida: Verifique na bíblia as situações em que a fé em Deus levou homens e mulheres a enfrentarem autoridades políticas nas mais diversas condições e motivos.

[1] https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/proclamacao-republica.htm

[2] 1 Pedro 3:14-16, “Todavia, ainda que venhais a sofrer porque viveis em justiça, sereis felizes. “Não vos atemorizeis, portanto, por causa de ameaças, nem mesmo vos alarmeis.” Antes, reverenciai a Cristo como Senhor em vosso coração, estando sempre preparados para responder a qualquer pessoa que vos questionar quanto à esperança que há em vós. Contudo, fazei isso com humildade e respeito, conservando boa consciência, de tal maneira que os que falam com malignidade contra o vosso bom comportamento, pelo fato de viverdes em Cristo, fiquem envergonhados de suas próprias calúnias.” Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja na Asia Menor que sofriam perseguição por causa de sua fé  por volta de 62 e 69.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?