ESCOLHA DIVINA: NATUREZA OU REPUTAÇÃO!

ESCOLHA DIVINA: NATUREZA OU REPUTAÇÃO!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Trigo

Insistir é mesmo um desafio. Insistir em conservar sua consciência limpa ou manter sua reputação diante de todos exige força de caráter. Quer saber? Um homem viu quando uma cobra estava em vias de morrer queimada. Ele decidiu tirá-la do fogo. Mas quando o fez, a cobra o picou. Pela reação de dor, o homem soltou

 o animal. A cobra caiu novamente no fogo e estava se queimando outra vez. O homem procurou tirá-la novamente e novamente a cobra o picou. Alguém que estava observando se aproximou do homem e lhe disse: – Desculpe, mas você é teimoso! Não entende que todas as vezes que tentar tirá-la do fogo vai picá-lo? O homem respondeu:  – A natureza da cobra é picar, e isto não vai mudar a minha natureza, que é ajudar.  Então, com a ajuda de um pedaço de ferro, o homem tirou a cobra do fogo e salvou sua vida.

A natureza normal do ser humano é rebelar-se contra Deus, desprezando a Cristo Jesus, mesmo que buscando salvá-lo. Agora a natureza do pecador reconciliado com Deus pela fé de Cristo Jesus é diferente. Não ele não é perfeito. Ele erra sim. No entanto desde seu encontro com Deus pela fé de Cristo Jesus, o pecador reconciliado, recebe uma nova natureza, uma semente divina no seu íntimo. É para esse tipo de pessoa, com uma nova natureza, que Jesus diz: “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;[1]


O pecador reconciliado com Deus pela fé de Jesus, continua pecador, mas pode escolher qual natureza seguir[2]. Somente aqueles que como aquela cobra, morde a mão de seu salvador, reconhecem a própria natureza então confiam no amor demonstrado pelo salvador. Essa é a nova natureza que o pecador reconciliado recebe de Deus, não uma natureza de pedra, mas de carne, com vida divina.[3] Essa é a natureza que vem do céu.

  • Esta mensagem responde à pergunta: Como a natureza divina acrescenta uma nova natureza no ser humano?
  • Aplicação para sua vida: Conhecer a Cristo   é para quem a reputação não é mais valiosa que a natureza dada por Deus Pai. Só ela habilita uma liberdade para viver com Deus Pai.

[1] Mateus 5:44 Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[2] Romanos 12:20 Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça”. Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo

[3] Ezequiel 36:26-28 “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.”  A mensagem de Ezequiel foi dada aos judeus cativos na Babilônia. Ezequiel usou histórias e parábolas para falar do juízo, da esperança e da restauração de Israel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?