GAFANHOTOS, O PROFETA JOEL E JUIZO DIVINO

GAFANHOTOS, O PROFETA JOEL  E  JUIZO DIVINO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Funcionário Público

Zumbido de gafanhoto é diferente da cigarra. As cigarras emitem seu som á noite. Os gafanhotos fazem o zumbido da sua revoada durante o dia.  No ano de 2021 nuvens de gafanhotos atacaram diversos países e quase chegaram ao sul do Brasil. Até mesmo o Estado de Israel moderno sofreu uma invasão desses insetos em abril de 2021 [1].   Conforme descrito em textos antigos ao redor do mundo, as pragas de gafanhotos causavam fome, migrações humanas e destruição incalculável, sendo o exemplo mais famoso a praga bíblica de gafanhotos no Egito.

O profeta Joel é usado por Deus para mostrar e ensinar que  a seca e a fome provocada pelos gafanhotos é terrível. Sim é semelhante ao Dia em que Deus realizar seu juízo sobre toda a terra. Ao mesmo tempo que aquela situação se refere aquele momento pela qual a nação passava Joel também aborda um futuro dia do julgamento divino.  Como é característica do Deus de Israel a interpretação des fatos serve de convite ao arrependimento para com Deus e a fé nAquele que restaura a comunhão com Ele.  Constantemente vem acompanhada de promessas e livramento não somente para aquele momento, mas também para o futuro.

O profeta Joel transmite o recado divino de como Deus planeja revelar sua graça e justiça no profético Dia do Senhor com três facetas:  1ª Outra intervenção divina tanto na história passada de Israel como na história das nações pagãs.[2] 2ª Aquela devastação de seca e praga, daqueles dias, apontava também para  um dos acontecimentos  da  volta do Senhor.[3] 3ª. Como esse Dia do Senhor inclui o período da Grande Tribulação e o Milênio anunciado também em Apocalipse. [4]

O profeta Joel  traz advertência, correções e igualmente promessas de esperança e alegria na comunhão com Deus Pai naquele Dia do Senhor.[5] Hoje você, eu, cada um de nós pode corrigir o rumo da própria vida e isso refletirá na família, na comunidade, pode alcançar o país e ecoará na eternidade.[6] Já pensou?

•             Essa mensagem responde à pergunta: Como Deus dá a tragédia vivida pelo povo de Israel nos dias do profeta Oséias um conforto para aqueles dias e para o futuro?

•             Aplicação para sua vida: O “Dia do Senhor” é um evento anunciado com destaque pelo profeta Joel. Ele nos indica o que fazer nesse tempo que já vivemos. Você concorda?


[1] https://www.terra.com.br/noticias/mundo/oriente-medio/invasao-de-gafanhotos-causa-desespero-no-sul-de-israel,0b0c416fc883d310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

[2] Sofonias 1:12  “E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que se espessam como a borra do vinho, que dizem no seu coração: O Senhor não faz o bem nem faz o mal.”

[3] Joel 2:1-11 Leia todo o trecho

[4]  Tribulação Isaias 2:12-19  Segunda Vinda de Cristo Joel 2:30-32

[5] Atos 2:16-36 O apóstolo Pedro em sua pregação no dia de Pentecostes após a ressurreição de Jesus pregou a respeito do Dia do Senhor como  a era inicial da manifestação divina através do Filho Unigênito.

[6] Livro do profeta Joel 2:32 detém a promessa de que, no Dia do Senhor, “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?