DEUS,OS POBRES, OS RICOS E VOCE!

DEUS,OS POBRES, OS RICOS E VOCE!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial para Erradicação da Pobreza
  • Dia do Securitário
  • Dia dos Idosos
  • Dia do Pintor

Os pobres e os ricos! Quem você  acredita que ocupa a atenção especial do Deus e Pai de Cristo Jesus? Como é que Deus trata dessa diferença socioeconômica entres os seres humanos?

Quando um jovem rico se aproximou de Jesus perguntando a respeito do vazio que tinha na vida apesar de cumprir todos os mandamentos recebeu uma orientação. “Se quer perfeição Vai…, vende…, dá… e segue-me.” [1] Jesus não exigiu, apenas indicou o caminho. Note o respeito com que Jesus tratou esse jovem rico. Em momento algum o obrigou a fazer o que rapaz não quis fazer. Por outro lado quando um rico fiscal de renda decidiu dar metade de seus bens e devolver 4 vezes o que  alguém houvesse pago injustamente Jesus Exclamou: “Hoje entrou a reconciliação (salvação) divina nessa casa. Esse também é filho de Abraão.” Você percebe? Aquele Abrão que foi justificado diante de Deus, não porque nunca cometera algum erro, mas porque creu no que Deus disse e viveu nessa fé.

O amor ao dinheiro está no coração de todo ser humano, seja rico ou seja pobre. É nessa corrida que o ser humano perde a perspectiva da justiça divina. Aquele pobre que esmolava á porta do rico foi recebido por Deus pois só contava com Ele. O rico tinha conservado sua riqueza e nada lhe foi tirado que não quisesse dar.[2] No entanto seu amor ao dinheiro e não a Deus foi o que comprometeu seu destino.

Os pobres mencionados nas Escrituras Sagradas são considerados, na sua condição, com significados levemente diferentes. Os  pobres são aqueles que não tem como retribuir. Por isso são alvos do cuidado divino. O que Deus  promove é a doação espontânea daqueles que O amam e por isso cuidam dos desafortunados como descrito no julgamento final.[3]

Pare de se comparar com pobres e ricos. O ponto decisivo é o lugar que o poder do dinheiro tem na sua vida diante de Deus Pai. Considere esse critério divino e não o critério humano, político, ideológico ou mesmo religioso. Isso faz parte da fé em Cristo Jesus.

  • Essa mensagem responde à pergunta: A que Deus Pai chama e escolhe, ricos ou pobres?
  • Aplicação para sua vida: Preste atenção á importância que dá ao poder do dinheiro ou ao poder de Deus Pai.

[1] Mateus 19:21 “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.”

[2] Lucas 16:25

[3] Mateus 25:35-40Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?   E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?