ENSINAR É MAIS QUE INFORMAR

ENSINAR É MAIS QUE INFORMAR
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Internacional das Mulheres que Trabalham no Campo
  • Dia da Ciência e da Tecnologia
  • Dia do Normalista
  • Dia do Professor

O que você já ensinou para alguém? A fazer uma casinha na areia? Um buraco na terra? A passar manteiga no pão? Já ensinou a alguém a lavar louça?  Se você é pai, se você é mãe, tem irmãos; se você tem uma empresa você ocupa, em alguma momento, a função de quem ensina. Agora lhe digo que ensinar é  a  arte complicada e delicada de colocar uma ideia da SUA na na cabeça  de outra pessoa sem causar drama.[1] É uma das artes mais difícil que existe. Percebeu? Sem drama!!!

Ensinar na sua essência é mais que transmitir informação ou mesmo conhecimento. Ensinar é levar a ideia ao coração do outro.   Você pode aprender a ensinar de modo mais consciente. No entanto, desde criança, nos relacionamentos infantis, juvenis, pré-adolescentes, jovem,  você ja ensinou e aprendeu, sem querer querendo.

Se você ensinou para o mal, ou para o bem, o fato é que você ensinou e ainda ensina. Essa é a consequencia natural da convivência humana. Aprendemos e ensinamos. Quando se trata de habilidades especiais, formas de pensar e agir então o relacionamento é importante, é presencial. O contato é pessoal, CLARO, de pessoa para pessoa.  Essa é a natureza do ensino para o ser humano. A cultura é  construída no ensino mutuo assim. Por isso o cinema tem o poder de ensinar mostrando histórias de pessoas. No entanto o “cinema não dialoga!

Quando Jesus ordenou aos seus discípulos a irem a todos os povos a ensinar tudo o que ele ordenou, referia-se a um modo de ensino relacional e não de mera transmissão de informação.[2] A fé crista é muito mais vida e não apenas mera doutrina. O cinema, em si não é suficiente para ensinar o que Jesus ordenou. Ele exige a vida com convivência.[3] Folhetos, pregações, filmes, músicas passam informações, mas somente a convivência humana permite que a fé tenha a devida expressão na realidade da vida. Perceba esta diferença e alegre-se conosco ao compartilhar assim o evangelho de Cristo Jesus!

  • Essa mensagem responde à pergunta: Como o evangelho se torna compreensível?
  • Aplicação para sua vida: Tenha em mente que o Evangelho de Cristo Jesus é apresentado com a vida de outro ser humano, um pecador como você reconciliado com Deus pela fé  desse Filho de Deus ressurreto.

[1] Citação em uma palestra mostrada no Tik Tok sem maiores referências.

[2] Mateus 28:18-20 “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[3] 1 João 1:3 “O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.” Carta escrita pelo discípulo e apóstolo João, já velho aos cristãos na Ásia por volta do ano 90d.C. para tirar a confusão das mentes dos crentes, confortar e firmar todos no andar verdadeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?