NOVA ALIANÇA

NOVA ALIANÇA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia da Secretária
  • Dia Mundial do Tradutor
  • Dia do Ferroviário/Metroviário
  • Dia do Portador de Tuberculose

Quando você pensa em uma nova aliança, entende quais as implicações para os que se reconciliaram? Quando um ofendido se reconcilia com um ofensor, quando um ofensor se reconcilia com quem ofendeu  segundo a direção  do evangelho há uma Nova aliança.

No evangelho de Jesus essa expressão de nova aliança declara que as duas partes envolvidos não voltam a ter os antigos hábitos  e procedimentos. Não, agora se conhecem melhor. A reconciliação não faz com que o passado volte a reinar como se nada houvesse acontecido. A reconciliação fala de um relacionamento em que cada um conhece melhor o outro. Nada pode ser como antes. O ofendido comunicou sua dor, pagou o preço altíssimo do perdão e redirecionou sua ira. Quem ofendeu admitiu o erro e se dispôs a conversão. Para selar sua mudança desenvolve novas atitudes como prova de seu arrependimento.

Agora planejam um novo modo de tratar o que pode ser ofensivo ao outro.[1]  Estão comprometidos no amadurecimento do relacionamento para que ele se torne mais forte do que antes. E se você presta atenção identificará os mesmos princípios no relacionamento entre Deus Criador, Pai ofendido e o ser humano, criatura, ofensora a glória de Deus.

A primeira base dessa nova aliança é o amor e não o medo. O amor que admite e reconhece o erro assim que acontece. O perdão de quem foi ofendido e a ação conjunta para que aquele erro não volte a acontecer. Mesmo que volte, deve ser tratado sob as bases da nova aliança.[2]

Perdoar é bom, mas reconciliar é muito melhor. A reconciliação coloca ofendido e ofensor em um relacionamento que amadurece. Cada um dos participantes conhece e reconhece a natureza do outro. É o amor que os mantem juntos e não o medo, a culpa, a ira.

AAHHH! Que maravilha viver em um relacionamento assim. As imperfeições, os erros são tratados e não escondidos, são cuidados e se transformam em uma base de relacionamento seguro apesar das imperfeições.[3]

Nova Aliança na reconciliação entre um ofendido e outro ofensor é o DNA  do Evangelho de Cristo Jesus.[4]  Você precisa compreender o Evangelho de Cristo Jesus.

•             Resposta a pergunta: Em que consiste uma nova aliança entre um ofendido e um ofensor?

•             Tarefa para Hoje: A reconciliação implica no ajuste, em acordos entre os participantes com Atitudes e disposições de cada um para tratar devidamente até mesmo das reincidências.


[1] Efésios 4:27-29 “…e não deis lugar ao Diabo. Aquele que roubava, não roube mais; pelo contrário, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com quem está atravessando um período de necessidade. 29Não saia da vossa boca nenhuma palavra que cause destruição, mas somente a que seja útil para a edificação, de acordo com a necessidade, a fim de que comunique graça aos que a ouvem. …”

[2] 1 João 2:1 “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”

[3] 2 Coríntios 5:17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” Segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade grega de Corinto no outono de  55,56 ou 57 depois de Cristo defendendo sua autoridade apostólica e apontando os falsos apóstolos na igreja daquela cidade.

[4] Lucas 19:7-9 “E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?