ARREPENDIMENTO DE MATAR?

ARREPENDIMENTO DE MATAR?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o áudio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante

 •            Dia do Soldador

             Dia Mundial do Coração

 Xiii, se arrependimento matasse… como você estaria agora? Você já se arrependeu profundamente de algo que fez? Arrependimento é uma dor diante do que fez ou do que é, ou por ser apanhado em algum crime agora de conhecimento publico.

Podemos chamar de arrependimento cada uma das sensações e pensamentos que o revelam, mas as razões e providências são diferentes. Interessante, não é? A expressão remorso é outra alternativa por ter feito menos ou mais  do que podia.

O remorso é fruto da consciência do erro cometido e leva a pessoa a perceber-se insignificante e mostrar-se sem valor diante de tudo e de todos. Por isso temos o exemplo do discípulo de Jesus,  Judas Isariotes que cometeu suicido movido pelo remorso.[1] Também há o arrependimento que leva a depressão quando alguém continua vivendo os fracassos do passado sem esperança para o futuro. E há também o arrependimento que conduz a mudanças de rumo nas táticas.

O que se chama de arrependimento segundo Deus Pai,  consiste em uma profunda convicção de que houve pecado contra Deus, não apenas contra os pais, contra o cônjuge, contra os filhos ou a moral vigente[2]. O arrependimento descrito nas narrativas bíblicas tem o “dedo de Deus”, pois é o Espírito Santo que produz a convicção do pecado. Esta convicção é uma das experiências mais raras que os homens têm, é o principio ativo do arrependimento diante de Deus. É esta convicção que leva o arrependido a Jesus. Ele é na verdade a real conversão operada pelo próprio Deus e não por alguma instancia do desejo humano.

É preciso ter bem claro que o arrependimento produzido pelo encontro com Deus está muito acima do lamento por algum problema moral, social. O arrependimento segundo Deus é a consciência diante do próprio Deus Pai e da pessoa e obra de Cristo Jesus. Ele é provocado pelo ouvir, conhecer, percebe o que Deus faz, o que Deus é e o que Ele diz. Quando esse arrependimento acontecer na sua vida você saberá que é ação divina.

  • Esta mensagem responde á pergunta: Qual a diferença do  arrependimento humano e o arrependimento de natureza divina?
  • Aplicação para a sua vida: Ouvindo, conhecendo que Cristo Jesus diz e faz você prepara sua alma, seu espírito para que Deus Pai, através do Espirito Santo opera o arrependimento segundo Deus.

[1] Mateus 27:4-5 E declarou: “Pequei, pois traí sangue inocente”. Mas eles alegaram: “O que temos a ver com isso? Esta é tua questão!” Judas atirou então as moedas de prata dentro do templo e, abandonando aquele lugar, foi e enforcou-se.” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[2] Lucas 15:21 Escrito por Lucas, um médico por volta de  59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?