OFENSA A DEUS A CRUCIFICAÇÃO DE CRISTO JESUS.

OFENSA A DEUS A CRUCIFICAÇÃO DE CRISTO JESUS.
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Funcionário Público Municipal
  • Dia do Engenheiro Químico.
  • Dia da Cultura Racional
  • Dia do Coletor de Lixo.

Todo dia alguém ofende outra pessoa profundamente. A ofensa causa a desvalorização contra quem é cometida. Ao sofrer uma ofensa é negado a você seu valor como ser humano. A ofensa é uma forma de injustiça. É por isso que a ofensa causa danos tão profundos na alma, no espírito e na saúde.

O objetivo da crucificação romana era humilhar o criminoso fazendo-o sofrer consciente e lentamente pelos crimes  contra o império. A morte era lenta, causada por hemorragia e sufocamento depois dos suplícios e flagelos pelas quais passavam os condenados.

Em  setembro de 335 d.C o imperador romano chamado Constantino, deu liberdade para os cristãos cultuarem a Deus pela fé de Cristo Jesus. Assim terminaram os  quase 300 anos de perseguição. Ele inaugurou  duas basílicas que construiu em Jerusalém. Ali a cruz passou a ser o símbolo da fé cristã. Uma cruz sem imagem simbolizava que Jesus, o Cristo o Messias dos judeus havia ressuscitado.

O que era sinal  clássico de ofensa a criminosos crucificados que pagavam suas penas,  pelos crimes torna-se o símbolo da ação divina em favor do pecador. O perdão do pecado e a ressurreição se constituem na base da aliança que o pecador pode ter com Deus Pai, pelo arrependimento e fé em Cristo Jesus.

Entenda: A vergonha, a humilhação ao criminoso do Império Romano foi a mesma que Deus sofreu quando deixou, o  Jesus  ser morto por pecadores. Essa era atitude de um louco para os sábios gregos. Para os judeus, ainda é inconcebível ter um messias crucificado como um rebelde  criminoso  entre dois ladrões. Para o povo de Israel, o judeu  ser enforcado ou crucificado era ser amaldiçoado pelo próprio Deus.[1]

A cruz lembra ao cristão de como ele  morre para o sistema religioso, politico e econômico. Ele vive como cidadão dos céus pela comunhão com Deus através da fé em Cristo Jesus  e do lugar onde vive. Seus valores morais, espirituais se expressam na política pessoal de inspiração da cruz de Cristo. Amar a Deus, que sacrificou o próprio  filho e o ressuscitou para torna-lo mediador de uma Nova Aliança Consigo. A reconciliação com Deus  é a fonte do poder de cada cristão.

  • Resposta a pergunta: Por que a cruz tornou-se um símbolo na história?
  • Tarefa para Hoje: Pare de utilizar a cruz como objeto de enfeite ou devoção. Procure compreender a vergonha e humiliação divina para reconciliar-se com o pecador!

[1] Deuteronômio 21:22 “Se um homem, culpado de um crime que merece a pena de morte, é morto e suspenso a uma árvore, 23seu cadáver não poderá permanecer na árvore durante a noite; tu o sepultarás naquele mesmo dia, pois o que for pendurado num madeiro está debaixo da maldição do desprezo de Deus.” O nome deste livro “Deuteronômio” expressa a “recapitulação” ou “segunda lei”. Moisés pronunciou três discursos de despedida pouco antes de morrer. Neles recapitulou, com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?