COMPREENDER, DESCULPAR OU PERDOAR?

COMPREENDER, DESCULPAR OU PERDOAR?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

•             Dia da Compreensão Mundial

•             Dia do Transportador Rodoviário de Carga

•             Dia Nacional do Portador de Deficiência Visual

Quando você fala em compreensão o que, na verdade, isso significa para você? Compreeender o próximo significa que você entende as razões pelas quais alguém age ou pensa de determinada forma.

Preste atenção, há fatos e atitudes de pessoas que quanto mais você compreende, menos você concorda, não é verdade? [1] Conhecendo a cultura familiar dela, as pressões e limitações que ela sofre, você compreende as razões porque ela age de modo que você não aprova.  Compreensão envolve entender o que o outro realmente está dizendo, fazendo e pensando e não o que você acha que ela está dizendo, fazendo e pensando e acolhe-la favoravelmente. Muitos entendem “compreender” como “desculpar”, ou “passar um pano” isso é um engano!

Deus Pai revela que por nos amar isso não significa que aprova o que o ser humano pecador faz. Compreender implica em respeitar a decisão do outro, seja ela qual for. Deixar que ela viva o que escolhe. O fato de Deus Pai compreender você não significa que Ele passa a mão na sua cabeça quando você comete todo tipo de injustiça. Ele reprova suas atitudes que não refletem o caráter divino na sua vida.  Por isso é preciso que você conheça e aceite firmar uma pacto, uma Nova Aliança com Deus Pai. Ele propõe uma aliança com você que não depende basicamente de você conseguir agir com perfeição, sendo alguém imperfeito. Ele faz uma aliança com você através de sua confiança na pessoa e obra de Cristo Jesus.  Compreender não implica em desculpar, mas estabelecer uma nova aliança em que cada um dos envolvidos trabalham para se ajustar. Se você rejeitar essa aliança com Deus , não há nada mais que você ou Ele podem fazer pela reconciliação.

 No entanto é preciso que a comunicação entre você e Deus conte com um mediador. Por isso Ele estabeleceu um  mediado entre o pecador e Ele, entre você e Ele. Exatamente como você precisará de um mediador para ajudar no seu conflito com alguém para estabelecer uma nova aliança, um novo relacionamento.

Por tudo isso sua aliança co Deus não se baseia na sua capacidade de fazer tudo certo, mas de você orientar-se somente por Cristo Jesus, se dispor a caminhar com Ele.  Sim, você contará com o Espirito Santo nessa caminhada de se ajustar a Deus Pai em amor,  pela fé de Cristo Jesus.

  • Essa mensagem responde a pergunta: Você já percebeu por que compreender não significa concordar?
  • Aplicação para sua vida: Não há como ter  comunhão sem acordo, sem mudanças. Oriente-se pelo critério divino de tratar as suas imperfeições e a dos outros.

[1] I Coríntios 13:6   “O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo  dC  responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto a respeito de: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?