DIA SÓ DO PERDÃO?

DIA SÓ DO PERDÃO?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Perdão
  • Dia do Agrônomo
  • Dia do Programador

Muitos ainda não sabem que Yom Kipur, a festa hebraica, festeja o dia do perdão divino para com o seu povo.  Os que sofrem injustiças ouvem com frequência que devem perdoar. As palavras soam muito bem nos ouvidos de quem aconselha os queixosos a perdoar. Mas a palavra “perdão” nos ouvidos, no coração e na vida de quem foi ferido nos seus direitos, na sua dignidade, traído na sua confiança tem um significado terrível. O ditado popular que se ouve menos a cada dia diz: “Errar é humano, perdoar é divino” Ele encerra uma verdade que desejam apagar.

Para quê serve o perdão? Ele serve para que aquele que foi ferido, que sofreu ofensa, prepare-se para a reconciliação. O pecado humano não trouxe uma separação apenas entre o ser humano e Deus Pai, o  Criador. O pecado trouxe, traz e ainda trará,  separação e rupturas de todas as naturezas ao relacionamento entre humanos.

Deus perdoa não apenas o que você faz mas o que você é. Você peca contra Deus porque é pecador. Ele precisa basicamente perdaor você um praticante de ofensas contra Ele e o próximo. Só assim você pode aproximar-se dele em busca de reconciliação. Entende, porque aquele que recebe o perdão divino precisa perdoar? Porque como filhos amadoseram a reconciliação. [1] 

Este é o objetivo do perdão: a reconciliação[2]. Anunciar o perdão sem a contrapartida do arrependimento e confissão de quem pecou, de quem feriu, ofendeu,  é impedir as condições essenciais para a reconciliação.

Agora pouco, no entanto se tem falado em confissão e arrependimento. Nos lábios de quem ofendeu é preciso haver confissão e no coração de quem cometeu a ofensa, o crime, é preciso existir arrependimento.  Sem esta condição o perdão tem um efeito limitado porque não cumpre seu objetivo último que é a reconciliação

Como conviver com quem nos ofende mas não reconhece a injustiça que comete. Será que há, no seu coração a disposição de tratar questões desta natureza, para sua vida com o perdão, por exemplo?[3] Entre em contato comigo.

  • Resposta á pergunta: Para que serve o perdão?
  • Tarefa para Hoje: Sem o arrependimento o perdão é apenas uma porta a berta para a reconciliação, com Deus Pai faz com cada pecador.

[1] Lucas 17:4 “Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: ‘Estou arrependido’, perdoe-lhe”.

[2] 2 Coríntios 5:18 “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;” Segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade grega de Corinto no outono de  55,56 ou 57 depois de Cristo defendendo sua autoridade apostólica e apontando os falsos apóstolos na igreja daquela cidade.

[3] Efésios 4:32 “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C.  enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?