JULGAR PESSOAS OU JULGAR AÇÕES ?
• Dia do Físico.
• Dia da Seresta
• Dia do Técnico Têxtil.
• Dia Nacional da Recreação
Leve um jogo educativo para as crianças terem outras opções além dos videogames! Atividades lúdicas são aquelas que permitem que as crianças aprendam e desenvolvam suas capacidades por meio de brincadeiras, do uso da sua imaginação e da fantasia, próprias do mundo infantil. Essa é uma boa ação, não é verdade? Agora se você levar um jogo, que por exemplo, se utilize de dados, exigirá pouca estratégia dos participantes. Alguém pode acusar você de induzir as crianças á jogatina e vícios dessa natureza. Então , esse alguém vai mais longe na avaliação desse seu gesto e diz que você é um jogador inveterado e que quer influenciar as crianças. Você percebeu a confusão?
Você pode ser chamado atenção pela sua atitude de comprar tal jogo. Agora quando alguém afirma que você é um jogador a situação é diferente. A primeira avaliação chama atenção ao possível perigo de induzir ás crianças ao jogo. Isso pode ser reavaliado. Agora quando você recebe a acusação e o adjetivo de ser alguém viciado na jogatina isso já é uma sentença.
Jesus orienta aos seus discípulos a não dar um veredicto final sobre uma pessoa.[1] Quando você julga você coloca um rótulo sobre aquela pessoa. O discípulo de Jesus é chamado a avaliar atitudes, ações, mas não avaliar pessoas com um rótulo. Alguem pode ter o hábito de roubar e isso precisa e deve ser identificado e ai busc ar-se alguma correção. Agora dar a ela o rótulo de “ladrão ou “ladra” não lhe permite, não incentiva a buscar pela mudança de sua atitude, deu para entender?.
Atitudes erradas devem e precisam ser corrigidas, mas as pessoas precisam contar com o perdão para serem restauradas. Diante disso você precisa lembrar que o perdão é dado a pessoas e não meramente aos atos. Para os atos pode haver reincidência ainda que a pessoa participe de algum programa de reabilitação. Assim como os filhos de Deus. Contam com o perdão divino porque estão em um processo de reabilitação de sua humanidade como Deus criou.
A reconciliação providencia não apenas a restauração de relacionamentos mas um programa de restauração para cada um dos envolvidos em conflitos. Julgamos ações, atitudes, não pessoas. Entendeu? E então, você é juiz ou ministro da reconciliação?
• Essa mensagem responde à pergunta: Quais são os 5 princípios ativos do evangelho de Cristo Jesus?
• Aplicação para sua vida: Verifique, certifique-se de que o evangelho que vive contem a realidade desses cinco elementos.
[1] Mateus 7:1 “”Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.”