JULGAR PESSOAS OU JULGAR AÇÕES ?

JULGAR PESSOAS OU JULGAR AÇÕES ?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

•             Dia do Físico.

•             Dia da Seresta

•             Dia do Técnico Têxtil. 

             Dia Nacional da Recreação

Leve um jogo educativo para as crianças terem outras opções além dos videogames! Atividades lúdicas são aquelas que permitem que as crianças aprendam e desenvolvam suas capacidades por meio de brincadeiras, do uso da sua imaginação e da fantasia, próprias do mundo infantil. Essa é uma boa ação, não é verdade? Agora se você levar um jogo, que por exemplo, se utilize de dados, exigirá pouca estratégia dos participantes. Alguém pode acusar você de induzir as crianças á jogatina e vícios  dessa natureza. Então , esse alguém vai mais longe na avaliação desse seu gesto e diz que você é um jogador inveterado e que quer influenciar as crianças. Você percebeu  a confusão?

Você pode ser chamado atenção pela sua atitude de comprar tal jogo. Agora quando alguém afirma que você é um jogador a situação é diferente. A primeira avaliação  chama atenção ao possível perigo de induzir ás crianças ao jogo. Isso pode ser reavaliado. Agora quando você recebe a acusação e o adjetivo de ser alguém  viciado na jogatina isso já é uma sentença.

Jesus orienta aos seus discípulos a não dar um veredicto final sobre uma pessoa.[1] Quando você julga você coloca um rótulo sobre aquela pessoa. O discípulo de Jesus é chamado a avaliar atitudes, ações, mas não avaliar pessoas com um rótulo. Alguem pode ter o hábito de roubar e isso precisa e deve ser identificado e ai busc ar-se alguma correção. Agora dar a ela o rótulo de “ladrão ou “ladra”  não lhe permite, não incentiva a buscar pela mudança de sua atitude, deu para entender?.

Atitudes erradas devem e precisam ser corrigidas, mas as pessoas precisam contar com o perdão para serem restauradas. Diante disso você precisa lembrar que o perdão é dado a pessoas e não meramente aos atos. Para os atos pode haver reincidência ainda que a pessoa participe de algum programa de reabilitação. Assim como os filhos de Deus. Contam com o perdão divino porque estão em um processo de reabilitação de sua humanidade como Deus criou.

A reconciliação providencia não apenas a restauração de relacionamentos mas um programa de restauração para cada um dos envolvidos em conflitos. Julgamos ações, atitudes, não pessoas. Entendeu? E então, você é juiz ou ministro da reconciliação?

•             Essa mensagem responde à pergunta: Quais são os 5 princípios ativos do evangelho de Cristo Jesus?

•             Aplicação para sua vida: Verifique, certifique-se de que o evangelho que vive contem a realidade desses cinco elementos.


[1] Mateus 7:1 “”Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?